A serotonina é uma molécula sintetizada no sistema nervoso central e também nas células enteroendrócrinas localizadas na mucosa gastrointestinal, e está relacionada ao humor, qualidade do sono e também à modulação da motilidade gastrointestinal. Sua síntese é dependente de triptofano. Portanto, esse é o nutriente mais importante relacionado à síntese e aumento de serotonina no organismo.
O triptofano é um aminoácido que é sintetizado no organismo, mas que também está disponível em alguns alimentos, como carnes bovinas e de frango, frutos do mar, leite e derivados, leguminosas (lentilha, feijão azuki, grão-de-bico), chocolate amargo, abacaxi, banana, kiwi, aveia, linhaça, quinoa, nozes, castanhas e semente de abóbora.
Embora presente nos alimentos, cientistas buscam provar o efeito da suplementação de triptofano no aumento da síntese de serotonina, como possível tratamento para as desordens psiquiátricas como ansiedade e depressão, ou mesmo obesidade. Porém, os achados ainda são controversos e estudos mais controlados precisam ser realizados para comprovar efeitos e doses seguras para a suplementação desse aminoácido.
Nutricionista. Especialista em Nutrição Enteral e Parenteral pela BRASPEN. Especialização em Fitoterapia pela Ganep. Especialização em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo. Coordenadora de projetos e inovação do Ganep Educação e Nutritotal