fbpx

Consumo de suplementos multivitamínicos melhora o humor

Postado em 9 de abril de 2015 | Autor: Alweyd Tesser

Em estudo publicado na revista Appetite, pesquisadores australianos demonstraram que o consumo diário de suplementos multivitamínicos reduziu significativamente o estresse, cansaço físico e ansiedade de homens e mulheres adultos.

Trata-se de um estudo duplo cego, randomizado, placebo controlado que avaliou as características de fadiga e estresse de 38 indivíduos saudáveis (19 homens e 19 mulheres) durante 16 semanas. Os participantes foram divididos igualmente entre os grupos placebo e multivitamínico, e foram orientados a ingerir diariamente uma cápsula do suplemento imediatamente após o café da manhã. 

Antes de iniciar a suplementação e após 8 e 16 semanas de acompanhamento, os participantes preencheram um questionário geral de saúde (QGS), que abrangia 28 itens e avaliava as mudanças na capacidade de realizar tarefas diárias; o surgimento de novos sintomas, incluindo sintomas somáticos e insônia; ou sentimentos que poderiam indicar distúrbio psicológico, como ansiedade ou depressão. O humor dos participantes também foi avaliado a partir da ferramenta de perfil de status de humor (POMS). A maior pontuação em cada uma destas escalas indicava maior perturbação do humor e resultados negativos de saúde.

A média do índice de massa corporal dos participantes foi de 24,07 kg/m² no grupo multivitamínico e de 24,27 kg/m² no grupo placebo.

Os resultados revelaram que durante a primeira e quarta semana, as taxas de estresse do grupo multivitamínico foram significativamente menores do que no grupo placebo (p 0,041).

Além disso, as avaliações (tanto do QGS quanto do POMS) demonstraram que o grupo que recebeu o multivitamínico apresentou fadiga física e ansiedade significativamente menores em comparação com o grupo placebo, durante todas as semanas de acompanhamento, sendo esse efeito mais pronunciado nas mulheres.

O estudo não avaliou a dieta dos participantes antes nem depois da suplementação, portanto, esses resultados independem da dieta dos participantes. Diante disso, os autores concluem que o uso regular de suplemento multivitamínico é capaz de melhorar o humor, principalmente em mulheres. No entanto, afirmam que mais pesquisas são necessárias a fim de diferenciar adequadamente esses efeitos.

Referência (s)

Pipingas A, Camfield DA, Stough C, Cox KH, Fogg E, Tiplady B, et al. The effects of multivitamin supplementation on mood and general well-being in healthy young adults. A laboratory and at-home mobile phone assessment. Appetite. 2014; 69:123-36.

Leia também