O Sarc-global é uma ferramenta desenvolvida para melhorar a triagem de pacientes em risco de sarcopenia. Esta é uma síndrome geriátrica caracterizada pela perda progressiva de massa muscular e força, capaz de aumentar o risco de quedas, hospitalizações e redução da qualidade de vida.
Embora existam ferramentas como o Sarc-F e o Sarc-CalF para rastrear o risco da sarcopenia, a sensibilidade dessas ferramentas ainda é limitada, ou seja, elas deixam de identificar pacientes idosos em risco de desenvolver sarcopenia.

Fonte: Canva
Assim, o Sarc-Global passa a ser uma solução para tal problema. Desenvolvido no Brasil e publicado recentemente na revista Nutrition, ele foi criado a partir da combinação de fatores clínicos e antropométricos, visando superar as limitações dos métodos anteriores.
Pesquisadores avaliaram quase 400 idosos
Para o desenvolvimento dessa ferramenta, os pesquisadores conduziram um estudo transversal, que contou com a participação de 395 idosos, recrutados de clínicas comunitárias e do ambulatório de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Os critérios do European Working Group on Sarcopenia in Older People 2 (EWGSOP2) foram usados como referência para o diagnóstico de sarcopenia. Além disso, os pesquisadores avaliaram dados clínicos e antropométricos dos idosos.
Foram identificadas variáveis que se correlacionam com o diagnóstico de sarcopenia e algumas delas foram selecionadas para compor a nova ferramenta: idade, sexo, número de medicamentos em uso, índice de massa corporal (IMC), circunferência do braço, circunferência da panturrilha e força de preensão manual.
Modelos de regressão logística foram utilizados para determinar os pesos de cada variável na pontuação final e para avaliar a eficácia do Sarc-Global, os pesquisadores compararam sua sensibilidade, especificidade e acurácia com as ferramentas Sarc-F e Sarc-CalF.
Conheça o Sarc-Global
Os achados mostraram que o Sarc-Global apresentou uma precisão geral de 74% na identificação de idosos em risco de sarcopenia, superando o Sarc-F (21%) e o Sarc-CalF (34%).
Além disso, o novo método obteve maior sensibilidade e especificidade na triagem de pacientes, reduzindo os falsos negativos e garantindo um rastreamento mais eficaz.
Clique aqui e baixe o Sarc-Global.
Implicações para a Prática Clínica
O Sarc-Global surge como uma ferramenta promissora para a identificação precoce da sarcopenia em idosos, permitindo intervenções nutricionais e terapêuticas mais eficazes.
Sua aplicabilidade pode facilitar o rastreamento da condição em diferentes ambientes de saúde, auxiliando na prevenção de complicações associadas.
Vale dizer que essa ferramenta já passou por uma validação interna e sua capacidade de prever desfechos de saúde também foi avaliada. Confira o estudo completo aqui: SARC-GLOBAL: valor prognóstico da nova ferramenta de triagem de sarcopenia.
Conclusão
Com maior precisão e sensibilidade, o Sarc-Global representa um avanço no rastreamento da sarcopenia, possibilitando uma abordagem mais completa para essa condição.
A adoção desse novo método pode contribuir para diagnósticos mais precoces e tratamentos mais eficazes na prática clínica.
Se você gostou deste conteúdo, leia também:
- Diagnóstico e acompanhamento da osteosarcopenia em idosos
- Existem marcadores bioquímicos para diagnosticar sarcopenia?
- Diretriz ESPEN e EASO para diagnóstico de obesidade sarcopênica
Referência:
Lopes NC et al. Sarc-Global: A New Sarcopenia Screening Tool in Older Adults. Nutrition 2025. DOI:10.1016/j.nut.2024.112654
Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo. Mestranda pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Especialização em Obesidade, Emagrecimento e Saúde pela Unifesp. Tutora de cursos EAD do Ganep Educação. Coordenadora do Nutritotal.
