O Câncer de Mama é uma doença que acomete homens e mulheres. Segundo os dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer, só no ano de 2021 foram mais de 60 mil brasileiros diagnosticados com esse problema. A Nutrição pode ser usada para combater esse mal e, se você quer saber como, é só continuar lendo!
Você tem dúvidas sobre existir uma dieta ideal para pacientes com câncer? Acesse nosso material e saiba mais!
Saiba como os hábitos alimentares previnem o Câncer de Mama!
O câncer pode ser causado por alterações no gene e danificação das células componentes de nossos tecidos. Esses prejuízos podem ser ocasionados pela soma de fatores externos de risco, sendo a alimentação um deles. Portanto, existem alguns parâmetros nutritivos que ajudam a evitar o surgimento da doença, por exemplo:
- Seu peso estar em um nível saudável para seu corpo;
- Ter uma quantidade de gordura em valores apropriados;
- Possuir um cardápio rico em antioxidantes e outro fitoquímicos;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Os vegetais sem amido são ótimas opções para estar sempre em seu prato. Eles possuem características que ajudam a evitar o desenvolvimento do Câncer de Mama. Folhas verdes escuras e arroxeadas são indispensáveis nesses casos!
O que posso comer se estou em tratamento contra o câncer de mama?
Existem alguns cuidados específicos que devem ser tomados por quem está em tratamento contra essa doença. Nesse momento é mais do que necessário seguir uma dieta equilibrada em nutrientes de todos os tipos, só assim o corpo terá o que precisa para combater o que está o fragilizando.
Como foi falado, os vegetais são a melhor escolha para o cardápio. Quanto maior a variedade deles, mais componentes benéficos variados nosso corpo irá absorver. Gorduras boas como as encontradas nas oleaginosas e azeite de Oliva também devem estar presentes nas receitas.
As proteínas devem ser consumidas de fontes diferentes de alimentos embutidos – o mais indicado é retirá-los completamente da dieta – e carnes vermelhas, que devem ser evitadas. Os cereais integrais também precisam ser digeridos, sempre prestando atenção nas particularidades de cada caso. Isso porque os efeitos colaterais do tratamento acabam variando de paciente para paciente.
Nutrição e Câncer de Mama: como é feito o acompanhamento dos pacientes?
Desde o início do diagnóstico pode ser feito o acompanhamento nutricional de alguém com câncer. Esse procedimento é mais abrangente que os tradicionais, buscando conhecer sobre os hábitos alimentares do paciente. Nele é incluído também os riscos nutricionais que o tratamento oferece.
Para cada tipo de abordagem, existe uma recomendação alimentar específica. Nutricionistas podem ajudar em diversas etapas do processo como, por exemplo:
- Preparo antes da cirurgia;
- Redução dos efeitos maléficos da quimioterapia;
- Aumentar a imunidade;
- Auxiliar na manutenção contra a queda capilar;
- Evitar o edema muitas vezes gerado pelo alto uso de Corticoides.
É incrível o que uma adequação alimentar pode fazer conosco. Leia o post “Quais são as necessidades calóricas e proteicas do paciente oncológico?” para descobrir ainda mais. Isso, é claro, após ver nosso vídeo sobre Nutrição e Câncer de Mama. Confira: