Assim que penduram a primeira bolinha de Natal na árvore, muitas pessoas já consideram que o ano acabou. As metas ficam para os meses seguintes, o início da atividade física é protelado, mas e a dieta no final de ano? Essa então… fica de lado.
Cada noite do mês de dezembro tem uma confraternização com pessoas diferentes e, todos os dias, exageros alimentares ocorrem, acumulando calorias extras que serão transformadas nos quilinhos a mais.
Pois saibam que, se durante os 24 dias que antecedem o Natal a gente descuidar da alimentação e consumir 320 kcal a mais por dia, isso representará um quilo a mais de gordura antes mesmo da chegada do Natal.
Isso mesmo. Será um superávit calórico de 7700 kcal que representa um quilo a mais de tecido adiposo. Por isso, não podemos descuidar! Pode ser interessante usar algumas estratégias e dicas para ajudar a manter o foco, pelo menos em alguns dias durante a época festiva. Confira:
Dicas para cuidar da dieta no final de ano
- Você pode colocar metas e se permitir sair da dieta somente 2 ou, no máximo, 3 dias da semana.
- Quando der aquela escapada e comer demais, a hora de retomar a dieta é na refeição seguinte, e não no dia seguinte.
- Intercalar bebidas alcoólicas com água, água com gás ou sucos de frutas diluídos (como limão, maracujá e acerola) é uma boa saída para não consumir tantas calorias vindas do álcool. Lembrando que cada grama de álcool tem 7 kcal.
- Mantenha a rotina de atividades físicas. Pior que comer demais, é comer demais e não treinar.
- Na noite de Natal e Ano Novo, com a mesa farta e muitas preparações, procure fazer um prato único para não repetir. Não fique beliscando durante toda a festa.
- Não é porque é dia de festa que a salada verde deve ser excluída do prato.
- Repetir sobremesa é proibido!
- Procure comer mais carne branca como frango assado, bacalhau. São bem menos gordurosas do que pernil e costela suína.
- Dias 24, 25, 31 e dia 01/01 são dias que a dieta ficará de lado. Mas não precisa comer como se fosse a última refeição da sua vida.
- Evite levar sobras dos pratos para casa, pois, caso leve, passará a semana inteira comendo.
- Entre a semana do Natal e do Ano Novo, realmente seguir à risca o plano alimentar é mais difícil. No entanto, quando cometer deslizes, volte o mais breve possível a uma alimentação saudável.
- Eu costumo dizer que pessoas que se alimentam de forma adequada, que incluem frutas, vegetais, carnes magras e gorduras boas no dia a dia e que praticam atividade física regularmente não devem se desesperar com a semana entre o Natal e o Ano Novo. Se você fez sua lição de casa durante todo o ano, permita-se, mas sem exagerar muito.
“Não importa o que comemos entre o Natal e o Ano Novo… o que realmente importa é o que comemos entre o Ano Novo e o Natal!”
Feliz Natal e que 2021 seja o melhor ano de nossas vidas!