Ícone do site Nutritotal Para todos

Quando a cirurgia bariátrica é recomendada?

Doutora segurando uma fita métrica
arte suzy nassif

Suzy Nassif é nutricionista do Ganep Consultório

Afinal de contas, quando a cirurgia bariátrica é recomendada? Antes de saber essa resposta, é preciso primeiro entender o que está por trás da obesidade em si. Trata-se de uma doença crônica, definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o acúmulo anormal ou excessivo de gordura no corpo.

Dentre as doenças que mais atingem as pessoas com obesidade ou o peso fora do limite saudável, estão esteatose hepática (gordura no fígado), diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, pedra na vesícula, cansaço para pequenos esforços, refluxo esofágico, tumores de intestino e de vesícula.

Mas como saber se estou obeso ou qual o grau de obesidade que estou?

O primeiro passo para ver se você está com sobrepeso ou obesidade é realizar cálculo do seu IMC (índice de massa corporal). Ele é reconhecido como padrão internacional para avaliar o grau de sobrepeso e obesidade e é calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros).

IMC = Peso ÷ (Altura × Altura)

Exemplo de como calcular o IMC:

IMC = 69 kg ÷ (1,67 m × 1,67 m) = 24,7 kg/m2 (Peso ideal)

VEJA NA TABELA A INTERPRETAÇÃO DO IMC:

IMC CLASSIFICAÇÃO OBESIDADE (GRAU)
MENOR QUE 18,5 MAGREZA 0
ENTRE 18,5 E 24,9 NORMAL 0
ENTRE 25 E 29,9 SOBREPESO I
ENTRE 30 E 39,9 OBESIDADE II
MAIOR QUE 40,0 OBESIDADE GRAVE III

Estou obeso, e agora?

A falta de força de vontade para perder peso não é simplesmente o resultado da obesidade. Há uma série de fatores envolvidos como hormonal, inflamatório, medicamentoso e genético.

Existe diferença entre a saciedade de pessoas consideradas com peso adequado e obesas. Muitas vezes indivíduos com obesidade não costumam ficar satisfeitos com a mesma quantidade de alimentos que as pessoas de peso considerado adequado ficam.

Por isso, o primeiro passo é buscar ajuda profissional de uma equipe multidisciplinar: médico endocrinologista (com uso de medicação se for necessário), nutricionista (planejamento alimentar e estratégias para manutenção do peso e hábitos alimentares saudáveis), educador físico (orientação e planejamento de exercícios), fonoaudiólogo (orientação na mastigação e deglutição) e psicólogo (comportamento alimentar, depressão, transtornos alimentares).

Um planejamento alimentar adequado, elaborado por nutricionista, com uma dieta variada, colorida e saborosa é uma das principais maneiras para conseguir uma boa reeducação alimentar e prosseguir com esses hábitos saudáveis pela vida toda.

E quando a cirurgia bariátrica é recomendada?

Na prática, vemos que os pacientes chegam ao consultório com uma grande frustração em relação ao efeito sanfona e, muitas vezes, com um quadro grave de síndrome metabólica (gordura no fígado, diabetes, hipertensão, apneia do sono, relação cintura quadril aumentada, etc.) totalmente desestimulados a terem uma nova dieta e acompanhamento para a perda de peso.

Por isso, alguns pacientes já chegam no consultório com a indicação de cirurgia bariátrica. Em consulta, após avaliar o paciente e certificar se ele está apto para a cirurgia , orientamos e ajudamos o paciente a entender melhor a técnica cirúrgica que foi indicada pelo cirurgião. Também guiamos como o paciente deve fazer no pré e pós-operatório.

Como por exemplo, indicamos o uso de vitaminas e suplementos de proteínas para cada fase da dieta e apoiamos no que for preciso para que esse paciente tenha uma boa recuperação, e que ele continue com os hábitos saudáveis após a cirurgia.

O paciente se torna responsável pelos seus hábitos alimentares e escolhas de mudança de estilo de vida, pois a recidiva de peso (reganho de peso) pode acontecer se o paciente não mudar seu comportamento.

Nós, do Ganep Consultório, estamos à disposição para te ajudar e esclarecer tudo sobre alimentação saudável. Venha nos conhecer e agende sua consulta!

*Suzy Nassif é nutricionista do Ganep Consultório e membro COESAS da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica E Metabólica (SBCBM). É especialista em obesidade e cirurgia bariátrica e metabólica, autora das receitas do livro – Cirurgia Bariátrica: Um tratamento para todos, a cirurgia de cada um. (EDITORA SENAC).

Sair da versão mobile