Na salada, no molho ou no sanduíche, o tomate é um fruto amado pelos brasileiros devido ao seu sabor característico e seus potenciais benefícios para a saúde. Isso porque ele possui uma substância chamada licopeno, responsável por dar o seu tom avermelhado e, segundo pesquisadores, é capaz de ajudar na saúde sexual masculina.
Ao menos é o que diz um estudo divulgado no periódico European Journal of Nutrition que investigou os motivos que levam os homens a ter uma baixa qualidade espermática, e por consequência, a infertilidade.
Os cientistas testaram se os benefícios de saúde da suplementação de licopeno, presente no tomate, era realmente capaz de ajudar a melhorar a qualidade do esperma. Os pacientes testados ingeriram 14 mg diários de lactolicopeno por 12 semanas.
Licopeno x fertilidade
Como resultado do estudo, a proporção de espermatozoides que eram considerados progressivos e rápidos, ou seja, eram considerados férteis, melhorou significativamente em resposta à ingestão do lactolicopeno.
Com isso, os cientistas acreditam que a suplementação diária de licopeno possa ajudar na melhora da saúde do esperma em homens jovens e saudáveis. Porém, mais estudos precisam ser feitos para certificar o uso da substância na saúde sexual masculina.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.