fbpx


Como fazer um molho saudável para a sua massa

Postado em 15 de outubro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Troque a versão comprada no mercado por uma caseira

Seja no almoço de domingo em família ou em um jantar romântico à luz de velas, um macarrão ou uma deliciosa lasanha são opções que costumam ser certeiras na hora de cozinhar. Mas além de práticas e saborosas, é possível transformá-las em versões mais nutritivas. Para isso, uma dica é preparar um molho saudável para massa – feito em casa, com poucos ingredientes.

Fazer a substituição da versão industrializada pelo preparo caseiro é uma boa pedida para a saúde, especialmente ao comparar a quantidade de sódio nos dois alimentos. Um estudo feito na Universidade Kebangsaan, na Malásia, investigou o teor de sódio nos molhos prontos, vendidos nos supermercados daquele país. Como resultado, quase metade dos produtos pesquisados não incluía nenhum tipo de informação sobre o conteúdo de sódio presente em cada porção.

Aqui no Brasil, é importante também conferir os rótulos antes de comprar os produtos, pois ingredientes como corantes, conservantes, sal, açúcar e gorduras podem estar escondidos em molhos processados.

Preparo caseiro

Para evitar o consumo em excesso dessas substâncias presentes nos molhos processados, a melhor opção pode ser preparar em casa a sua própria receita. Com ingredientes simples, é possível dar sabor ao seu macarrão, nhoque ou lasanha, além de garantir mais nutrientes na alimentação.

A nutricionista Beatriz Valverde ensina uma receita de molho pomodoro mais saudável, para você colocar em massas, pizzas e até risotos. Confira a seguir:

Molho saudável para massa

Aprenda um preparo de tomate caseiro e livre de aditivos artificiais.

Molho de tomate em tigela com pedaços de tomate e alho ao lado

Este molho de tomate é fácil de fazer | Imagem: Shutterstock

Tempo de preparo: 15 min.
Rendimento: 10 porções

Ingredientes

  • 1 cebola cortada em cubos
  • 2 dentes de alho picados
  • Sal a gosto
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 6 tomates maduros (retirar semente e cortar em cubos)
  • Duas rodelas de cenoura picada (para tirar a acidez do molho)
  • Manjericão à gosto

Modo de preparo

  1. Refogue a cebola, o alho e o sal no azeite por 5 minutos.
  2. Adicione em seguida a cenoura e o tomate picados. Refogue bem.
  3. Por último, adicione o manjericão.
  4. Está pronto! Se gostar com pedaços pode deixar dessa forma rústica ou pode bater no liquidificador.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Beatriz Valverde é nutricionista clínica, pós-graduanda de Nutrição Esportiva Funcional. Possui certificação em gastronomia pela Le Cordon Bleu (Paris). Amante de nutrição comportamental e mindful eating, tem dois artigos publicados e reconhecidos internacionalmente sobre esses temas.

Shahar S. et al. Sodium content in sauces—a major contributor of sodium intake in Malaysia: a cross-sectional survey. Universiti Kebangsaan Malaysia, 2019.

Assine nossa newsletter: