fbpx


Como o tomate pode contribuir com a fertilidade masculina

Postado em 25 de janeiro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Substância presente no fruto pode ajudar na saúde sexual dos homens

tomate fertilidade

Pela presença de licopeno, o tomate pode contribuir com a fertilidade dos homens | Imagem: Shutterstock

Na salada, no molho ou no sanduíche, o tomate é um fruto amado pelos brasileiros devido ao seu sabor característico e seus potenciais benefícios para a saúde. Isso porque ele possui uma substância chamada licopeno, responsável por dar o seu tom avermelhado e, segundo pesquisadores, é capaz de ajudar na saúde sexual masculina.

Ao menos é o que diz um estudo divulgado no periódico European Journal of Nutrition que investigou os motivos que levam os homens a ter uma baixa qualidade espermática, e por consequência, a infertilidade.

Os cientistas testaram se os benefícios de saúde da suplementação de licopeno, presente no tomate, era realmente capaz de ajudar a melhorar a qualidade do esperma. Os pacientes testados ingeriram 14 mg diários de lactolicopeno por 12 semanas.

Licopeno x fertilidade

Como resultado do estudo, a proporção de espermatozoides que eram considerados progressivos e rápidos, ou seja, eram considerados férteis, melhorou significativamente em resposta à ingestão do lactolicopeno.

Com isso, os cientistas acreditam que a suplementação diária de licopeno possa ajudar na melhora da saúde do esperma em homens jovens e saudáveis. Porém, mais estudos precisam ser feitos para certificar o uso da substância na saúde sexual masculina.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Williams E. et al. A randomized placebo-controlled trial to investigate the effect of lactolycopene on semen quality in healthy males. European Journal of Nutrition, 2019.

-

Assine nossa newsletter: