Quem tem pressão alta, provavelmente, já ouviu falar a respeito da dieta DASH, uma sigla em inglês usada para designar um plano alimentar com foco na redução dos sintomas da hipertensão. Mas a ciência parece estar descobrindo outros efeitos benéficos à saúde com essa alimentação, incluindo a prevenção para o risco de câncer colorretal.
Antes de mais nada, é importante entender como funciona a dieta DASH. Nela, o paciente consome diariamente alimentos como carboidratos integrais, legumes e verduras, frutas, leite e derivados com baixo teor de gordura. Em menor quantidade, consome também, todos os dias, uma porção de proteína de origem animal e duas colheres de sopa de óleos vegetais. Veja a demonstração de cardápio abaixo:
Dieta DASH x câncer
Uma análise feita por pesquisadores do Clinical Nutrition Journal mostrou que muitos dos componentes presentes na dieta DASH poderiam estar relacionados à diminuição do risco do câncer colorretal, uma doença que está associada à industrialização e às mudanças dietéticas na população.
Após compararem a base de dados de estudos similares, os cientistas observaram uma associação inversa entre a adesão à dieta DASH e o risco da doença.
No total, com base no resultado da pesquisa, indivíduos que tiveram uma maior adesão à dieta apresentaram um risco 20% menor de desenvolverem um tumor na região. Entretanto, são necessários mais estudos para identificar as causas que levam ao surgimento desse tipo de câncer.
Os 5 passos para adotar a DASH
Quer saber quais são eles? A nutricionista Renata Gonçalves conta no vídeo:
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.