fbpx


Além da pressão alta: a dieta DASH pode afastar o risco de câncer

Postado em 5 de dezembro de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Veja o cardápio dessa dieta e seus respectivos benefícios à saúde

Quem tem pressão alta, provavelmente, já ouviu falar a respeito da dieta DASH, uma sigla em inglês usada para designar um plano alimentar com foco na redução dos sintomas da hipertensão. Mas a ciência parece estar descobrindo outros efeitos benéficos à saúde com essa alimentação, incluindo a prevenção para o risco de câncer colorretal.

Mão anotando em caderneta sobre mesa com bowls de alimentos

Imagem: Freepik

Antes de mais nada, é importante entender como funciona a dieta DASH. Nela, o paciente consome diariamente alimentos como carboidratos integrais, legumes e verduras, frutas, leite e derivados com baixo teor de gordura. Em menor quantidade, consome também, todos os dias, uma porção de proteína de origem animal e duas colheres de sopa de óleos vegetais. Veja a demonstração de cardápio abaixo:

Cardápio para dieta DASH

Dieta DASH x câncer

Uma análise feita por pesquisadores do Clinical Nutrition Journal mostrou que muitos dos componentes presentes na dieta DASH poderiam estar relacionados à diminuição do risco do câncer colorretal, uma doença que está associada à industrialização e às mudanças dietéticas na população.

Após compararem a base de dados de estudos similares, os cientistas observaram uma associação inversa entre a adesão à dieta DASH e o risco da doença.

No total, com base no resultado da pesquisa, indivíduos que tiveram uma maior adesão à dieta apresentaram um risco 20% menor de desenvolverem um tumor na região. Entretanto, são necessários mais estudos para identificar as causas que levam ao surgimento desse tipo de câncer.

Os 5 passos para adotar a DASH

Quer saber quais são eles? A nutricionista Renata Gonçalves conta no vídeo:

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Hadith T. et al. Adherence to the Dietary Approaches to Stop Hypertension (DASH) dietary pattern reduces the risk of colorectal cancer: A systematic review and meta-analysis. Clinical Nutrition Journal, 2020.

Assine nossa newsletter: