Ícone do site Nutritotal Para todos

Consumir leite e derivados aumenta o risco de câncer de bexiga?

risco de câncer
risco de câncer

Foram analisados dados alimentares de 593 mil pacientes | Imagem: Shutterstock

Presente no café da manhã de milhões de brasileiros, o leite de vaca e seus derivados, como queijos e iogurtes, complementam a dieta ao serem fontes de proteínas, vitaminas e minerais. Mas um estudo divulgado na Revista Europeia de Nutrição Clínica pesquisou se esses alimentos também traziam riscos à saúde.

De acordo com os pesquisadores, o foco da investigação foi a relação entre a ingestão de laticínios e o risco de desenvolvimento de câncer na bexiga. Para isso, eles avaliaram os dados alimentares de aproximadamente 593.000 pacientes, comparando 13 diferentes estudos.

Além da alimentação, também verificaram os dados demográficos, se os participantes eram fumantes e o consumo de leite e derivados.

E esse consumo aumenta mesmo o risco de câncer?

Segundo o estudo, nenhuma associação foi observada entre consumo de leite líquido, processado, ou produtos lácteos com o risco do câncer. Dentre os produtos lácteos, também estavam inclusos queijos, creme de leite e sorvete.

Já o iogurte teve uma associação inversa: ao invés de apontar que ele pode ser prejudicial para o risco de câncer de bexiga, a pesquisa mostrou evidências que podem sugerir uma redução no risco da doença em seu consumo frequente.

 Veja também: Como deve ser o consumo de leite por adultos

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Sair da versão mobile