Com aroma cítrico e arbustos floridos, a lúcia-lima (também chamada em alguns locais do Brasil como limonete) é uma planta comumente encontrada em países sul-americanos. A crença popular é que o chá desta erva é eficaz para a digestão, porém, a ciência tem encontrado um outro benefício para o dia a dia: a melhora do sono.
Um estudo divulgado no periódico Nutrients apontou que o extrato purificado da lúcia-lima pode ser útil para ajudar na saúde do sono e em sua qualidade ao longo da noite, evitando picos de estresse.
Para chegar a essa conclusão, os cientistas avaliaram, o uso do extrato ao longo de quatro semanas em um grupo de pessoas com dificuldades para dormir. Os participantes receberam um placebo ou uma dose da planta, sem saberem qual era o suplemento.
Lúcia-lima e o controle do sono
Como resultado, o grupo que recebeu o extrato de lúcia-lima reduziu a percepção de estresse após oito semanas, o que consequentemente, acabou diminuindo de forma significativa os níveis de cortisol no organismo.
Além disso, o efeito perdurou por mais algumas semanas após a conclusão do estudo, mostrando que a planta possui uma ação duradoura, especialmente entre as mulheres. Em relação ao sono, mais participantes que tomaram o suplemento tiveram uma melhora nas horas consecutivas dormindo e permaneceram mais tempo no estágio profundo do sono.
Como conclusão, os pesquisadores sugerem que o extrato de lúcia-lima pode ser considerado uma solução natural para ajudar na melhora do estresse e na qualidade do sono, mas são necessários mais estudos para entender se existem efeitos adversos do uso da planta a longo prazo.
Caso você esteja com dificuldades para dormir, não deixe de procurar por ajuda médica e nutricional, pois a alimentação também é importante para uma boa higiene do sono.
Veja também: Melatonina é liberada pela Anvisa como suplemento alimentar
Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram e para mais dicas sobre nutrição e alimentação para a saúde do sono!
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.