Alimentos ricos em licopeno são aqueles com tons avermelhados, já que o nutriente é responsável por dar essa coloração natural. Mas essa não é sua única função: um estudo divulgado pelo Front Pharmacology mostrou que o licopeno pode ajudar na melhoria da função vascular e na prevenção de doenças do coração.
Outra pesquisa publicada no International Journal of Nutrology afirmou que, graças à sua grande capacidade antioxidante, o licopeno é capaz de atingir concentrações elevadas no tecido prostático, e com isso, ajudar na prevenção do câncer de próstata. Entretanto, mais estudos científicos ainda são necessários para concluir os seus efeitos.
Para aproveitar as propriedades desse nutriente, veja a seguir exemplos de alimentos ricos em licopeno:
Alimentos ricos em licopeno
Boa parte deles você consome e nem sabia! Veja por que vale a pena tê-los na alimentação.
Tomate
O fruto é uma fonte bastante conhecida de licopeno. Além dos benefícios ligados à saúde cardiovascular, um estudo do British Journal of Dermatology analisou o consumo de pasta de tomate por mulheres saudáveis, e concluiu que o licopeno pode atuar, em longo prazo, como fator de prevenção em problemas de saúde que afetem a pele. Outro estudo, divulgado no periódico European Journal of Nutrition revelou que o licopeno pode até mesmo contribuir com a fertilidade em homens.
Mamão
O licopeno faz parte da família dos carotenoides, assim como o betacaroteno presente em alimentos como a cenoura. Mas a vantagem do mamão é que ele pode reunir altas quantidades de ambos os nutrientes, além de conter potássio, podendo ser uma opção ideal para o seu café da manhã.
Goiaba vermelha
O nutriente também está presenta na goiaba vermelha (Psidium guajava L.). Segundo uma pesquisa feita pelo Food Research International, a ação do licopeno na fruta pode ser capaz de combater células cancerígenas na região mamária.
Melancia
Outra fruta que chama a atenção por ser fonte comprovada de licopeno é a melancia. Um estudo do EXCLI Journal mostrou que o licopeno presente no alimento pode atuar na prevenção contra síndromes metabólicas, como estresse oxidativo, câncer e até diabetes.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.