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5 alimentos para um café da manhã saudável

Postado em 7 de novembro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Saiba o que incluir no cardápio para começar bem o seu dia

Você já deve ter ouvido a frase: “o café da manhã é a refeição mais importante do dia”. De fato, estamos falando de uma refeição importante. Porém, é preciso levar em conta o que é necessário consumir matinalmente e o que é melhor evitar para a manutenção da sua saúde. E, assim, garantir realmente um café da manhã saudável todas as manhãs.

Para entender mais sobre essa refeição, um estudo realizado na Universidade de Alicante, na Espanha, analisou a importância do que se ingere no café da manhã e como isso impacta na qualidade de vida, estresse e depressão em adolescentes.

Como resultado, os pesquisadores apontam que o café da manhã tem o potencial de melhorar a saúde mental e física nos jovens. Contudo, mais do que estimulá-los a fazer essa refeição matinal, é preciso enfatizar que a escolha dos ingredientes precisa ser saudável.

Para você escolher melhor quais opções se adequam ao seu gosto, estilo e qualidade de vida, é fundamental consultar um nutricionista. O profissional irá orientá-lo a respeito de qual caminho seguir de acordo com a sua dieta.

Mas há bons exemplos de alimentos-chave em um café da manhã saudável. A nutricionista Danielle Fontes lista a seguir:

Comece o dia com um café da manhã saudável

Veja 5 dicas para consumir no desjejum e ganhar mais energia para suas atividades diárias.

Bandeja de um café da manhã saudável: com jarra de leite, pote com ovos, prato com iogurte e frutas...

A escolha dos alimentos da primeira refeição do dia é muito importante | Imagem: Shutterstock

Ovos

São ótimas fontes de proteínas, nutriente importante para a primeira refeição do dia. A nutricionista explica que o um alto consumo proteico pela manhã pode favorecer o equilíbrio energético no decorrer do dia, ajudando o organismo a se manter saciado por mais tempo.

Iogurte

É outra fonte de proteínas, além de oferecer gorduras boas para o organismo e ser rico em vitaminas e minerais. Mas atenção: prefira a versão natural e sem açúcar e conservantes para o seu café da manhã.

Veja também: Novos benefícios do consumo diário de iogurte

Aveia em flocos

Essa fonte de fibras favorece a função intestinal e a ajuda a manter a saciedade por mais tempo. Danielle sugere combinar o grão com frutas e iogurte, formando assim, combinações saudáveis e saborosas para a sua manhã.

Pães integrais (sim, pode ter pão em um café da manhã saudável!)

A nutricionista explica que consumi-los com moderação pode ser uma atitude favorável ao organismo, pois são fontes de carboidratos que liberam energia ao longo do dia. Você ainda pode consumir as versões com oleaginosas e fibras na composição.

Clique aqui e veja a receita de um pão caseiro que combina aveia e ovos – e o melhor: pode ser feito rapidamente no micro-ondas!

Frutas

Banana, maçã e mamão são ricas em fibras, vitaminas e antioxidantes. Danielle diz que qualquer fruta pode trazer benefícios à saúde, mas, quanto mais perto da época de colheita a fruta escolhida estiver, mais nutrientes ela pode oferecer.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Danielle Fontes é formada pelo Centro Universitário São Camilo, com especialização em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica pelo Ganep (Grupo de Alimentação e Nutrição Enteral e Parenteral); especialização em Fitoterapia Funcional – Instituto Valeria Pascoal; mestre em Ciências pelo Departamento de Oncologia e Radiologia da Faculdade de Medicina da USP e especialista em Teorias e Técnicas para Cuidados Integrativos pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Referência bibliográfica:

Ferrer-Cascales R. et al. Eat or Skip Breakfast? The Important Role of Breakfast Quality for Health-Related Quality of Life, Stress and Depression in Spanish Adolescents. University of Alicante, 2018.

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