Ícone do site Nutritotal Para todos

4 verdades e mentiras reveladas sobre o mel

Potes de mel e mel escorrendo

Uma forma eficaz de conhecer a culinária de um determinado local é começar experimentando o mel da região. Isso porque cada lugar, seja no Brasil ou no mundo, produz um tipo diferente desse alimento, que pode combinar com sobremesas, compor molhos para saladas e até substituir o açúcar em receitas. Mas você sabe identificar as verdades e mentiras sobre o mel que circulam por aí?

Com uma longa validade, o alimento pode fazer bem à nossa saúde, contudo, por trás de seus benefícios, há cuidados que é preciso ter conhecimento para não se confundir na hora de consumir. Listamos a seguir algumas das principais dúvidas em forma de verdades e mentiras sobre o mel. Confira:

Verdades e mentiras sobre o mel

Natural, esse alimento oferece benefícios à saúde, mas nem tudo o que se ouve sobre ele é verdade.

O mel pode reforçar a imunidade | Imagem: Shutterstock

O mel pode trazer benefícios à saúde bucal

Verdade. Por ter propriedades antibacterianas e cicatrizantes, o mel pode ser aliado da saúde bucal, segundo uma pesquisa divulgada pelo Saudi Dental Journal. O estudo mostrou ainda que o consumo moderado de mel é capaz de ajudar na prevenção  de gengivite após um tratamento ortodôntico. Ainda assim, vale ressaltar que é necessário consultar um dentista para saber o melhor tipo de alimentação para a sua saúde bucal.

Crianças pequenas podem consumir mel

Mito. Um estudo analisado pelo periódico Ciência Rural mostrou que o botulismo infantil é uma forma especial de doença de origem alimentar, que afeta quase exclusivamente as crianças com idade inferior a um ano. E o mel é uma das fontes registradas de alimento veiculador do agente causador desse botulismo infantil, o Clostridium botulinum. Por isso, os pais devem ficar atentos para evitar o consumo de mel em bebês.

O mel ajuda a reforçar a imunidade

Verdade. Outra pesquisa publicada pelo Oxidative Medicine and Cellular Longevity mostrou que o mel pode ser considerado um medicamento antioxidante natural, que atua como um anti-inflamatório e como um regulador do sistema imunológico contra diferentes tipos de doenças.

Mel não tem data de validade

Mito. Apesar de ser um alimento com um tempo de validade longo, o mel, após dois anos, pode estragar. Um estudo da Università di Catania, na Itália, comparou diversos tipos de mel e apontou que o alimento costumar durar entre 18 e 36 meses.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Sair da versão mobile