Cobiçada por quem busca praticidade na cozinha, as fritadeiras sem óleo (também chamadas de air fryer) utilizam um método de fritura por meio do ar para preparar alimentos rapidamente e com menos gordura. Mas será que, na prática, o método é mesmo mais saudável? Antes de se decidir pelo equipamento, vale saber mais sobre ele e conhecer suas reais vantagens. E, também, é importante saber que nem somente benefícios ele oferece. A seguir, veja os prós e contras dessa invenção culinária.
Conteúdo
Quais as vantagens da air fryer?
Vamos começar pelos benefícios. Para ajudar a desvendar o valor da air fryer em termos nutricionais, convidamos a nutricionista Cristiane Verotti, que elencou suas utilidades a seguir:
Reduz as gorduras
Segundo Cristiane, entre as principais vantagens da air fryer está sua capacidade de reduzir significativamente a quantidade de gordura ao preparar alimentos. Um estudo publicado no Journal of Food Science comparou as características de dois frangos: um frito em óleo convencional e outro na air fryer. Como resultado, o segundo continha bem menos gorduras e oleosidade, mas manteve o sabor, textura e aparência comparado ao primeiro.
Dá para criar pratos incríveis
A nutricionista diz ainda que a fritadeira a ar não fornece riscos à saúde se bem utilizada, e, com um pouco de criatividade, dá para fazer pratos maravilhosos. É possível criar massas como pães e lasanhas, refeições como escondidinho e cogumelos recheados e até acompanhamentos como legumes.
Dica para acertar o sal
Um dos problemas de se preparar alimentos sem nada de óleo é que não conseguimos adicionar sal. Por isso, Cris sugere uma dica preciosa ao preparar batatas, mandioca ou mandioquinha. “Devemos dar uma pré-cozida com sal antes de colocar na air fryer. Dessa forma, além do alimento pegar sal, ele ficará com uma casquinha crocante por fora e com uma textura macia por dentro. Teste e confira você mesmo”, recomenda.
Desvantagem: nem toda escolha é nutritiva!
Se tem uma desvantagem no uso da fritadeira sem óleo é a escolha do alimento que você vai preparar nela. De acordo com a nutricionista, muitas vezes as pessoas utilizam alimentos congelados e superprocessados no aparelho, e aí a coisa complica. “Alimentos congelados possuem muitas vezes uma grande quantidade de gordura trans e devem ser evitados, independentemente do método usado para cocção ou fritura”, alerta.
Para aproveitar todas as vantagens da sua air fryer
Decidiu pela compra do equipamento? Então lembre-se de utilizá-lo a favor da sua saúde, ou seja, para preparar alimentos nutritivos e que componham uma refeição equilibrada. Bom proveito!
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.