fbpx


Prepare um saboroso pão com alecrim

Postado em 28 de julho de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Aproveite os benefícios dessa planta aromática na receita

Uma das receitas mais versáteis é o pão, que pode levar diversos ingredientes no preparo e resultar em combinações diferentes. Só aqui no Nutritotal Público Geral, você já aprendeu a fazer pão de cenoura, pão integral e descobriu que é possível preparar a massa até mesmo sem farinha branca ou usando o micro-ondas. E, hoje, a sugestão é utilizar como ingrediente uma erva aromática muito comum: o alecrim.

O pão de alecrim não é apenas saboroso. Rica em antioxidantes e compostos anti-inflamatórios, a erva pode contribuir nos processos digestivos e na circulação. Além disso, um estudo publicado pelo periódico Evid Based Complement Alternat Med. apontou que o alecrim possui efeitos terapêuticos que podem ajudar na memória e capacidade cognitiva relacionadas à prevenção da doença de Alzheimer.

Para aproveitar os benefícios do alecrim, a nutricionista Ana Carolina Vicedomini ensina o passo a passo do preparo do pão com a especiaria a seguir:

Pão de alecrim

Um preparo especial para o próximo lanche da tarde!

Pão sobre mesa ao lado de ramo de alecrim. Uma pessoa corta o pão ao meio.

Uma erva tão aromática como o alecrim deixa o pão perfumado | Imagem: Freepik

Tempo de preparo: 2h30min
Rendimento: 8 porções

Ingredientes:

  • 2 ramos de alecrim
  • 1 xíc. (chá) de água morna
  • 2 xíc. (chá) de farinha de trigo
  • 1 xíc. (chá) de farinha de trigo integral
  • 10 g de fermento biológico em pó
  • 3 col. (sopa) de azeite de oliva
  • Óleo de canola para untar a gosto
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

  1. Desfolhe um dos ramos de alecrim e reserve.
  2. Numa panelinha, coloque a água e o ramo inteiro de alecrim. Leve ao fogo médio e, quando ferver, desligue. Retire o alecrim.
  3. Numa tigela grande, misture bem as farinhas e o fermento. Faça um buraco no centro, acrescente a água morna, o azeite e o sal. Trabalhe a massa do centro para fora, incorporando os ingredientes até formar uma bola.
  4. Sob uma superfície enfarinhada, sove a massa de pão por 10 minutos até ficar lisa e elástica. Faça uma bola com a massa.
  5. Unte o fundo de uma tigela grande com azeite. Coloque a massa e pincele-a com um pouco de azeite. Cubra com um pano de prato limpo e deixe crescer por 1 hora ou até dobrar de tamanho.
  6. Transfira a massa crescida para uma superfície enfarinhada e aplaine com os dedos. Salpique com as folhas de alecrim. Dobre a massa e sove-a até que as folhas estejam uniformemente distribuídas. Modele o pão em formato ovalado com cerca de 25 x 10 cm.
  7. Unte uma assadeira grande com óleo. Transfira a massa para a assadeira e faça cortes superficiais no sentido da largura do pão. Pincele com o azeite de oliva restante, cubra e deixe crescer por 30 minutos.
  8. Pré-aqueça o forno a 180 °C (temperatura média).
  9. Pincele o pão com mais azeite e leve ao forno para assar por cerca de 35 minutos ou até que esteja dourado. Para verificar se está assado, bata na parte de baixo do pão (como se estivesse batendo numa porta) e observe se produz um som oco. Caso contrário, deixe assar mais um pouquinho. Quando pronto, coloque o pão sobre uma grade e deixe esfriar.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referência bibliográfica:

Ana Carolina Vicedomini é nutricionista pós-graduada em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica pelo Ganep Educação, mestranda em Ciências em Gastroenterologia com ênfase em composição corporal do idoso na Faculdade de Medicina da USP e tutora do Ganep Educação. É também colunista convidada do Nutritotal Público Geral e tem em sua trajetória a área clínica hospitalar, atendimento em homecare e consultório. Acredita que a nutrição através da alimentação é importante para promoção da saúde e da qualidade de vida! Instagram: @nutricarolvicedomini.

Solomon H. The Therapeutic Potential of Rosemary (Rosmarinus officinalis) Diterpenes for Alzheimer’s Disease. Evid Based Complement Alternat Med., 2016.

Assine nossa newsletter: