Ícone do site Nutritotal Para todos

Você sabe quais alimentos ajudam a manter o bronzeado?

Mulher segurando fatia de melancia na piscina, um dos alimentos que ajudam a manter o bronzeado

Nos dias ensolarados, muita gente reserva um tempo para escolher um cantinho da casa para se espreguiçar sob a luz do sol. Porém, a busca pelo bronzeamento perfeito não depende apenas dos raios solares, pois boa parte da pigmentação da pele é resultante de uma boa alimentação.

Existem estudos científicos, inclusive, que defendem que o brilho da pele é mais comum para as pessoas que consomem vegetais com frequência. Isso porque em algumas verduras, frutas e legumes há uma substância química chamada carotenoide, que é responsável por dar a pigmentação natural aos alimentos e, consequentemente, pode influenciar no bem-estar da nossa pele.

Quer saber quais são os alimentos ricos em carotenoides e que ajudam a manter o bronzeado por mais tempo? Faça o nosso teste a seguir e descubra:

Teste: quais alimentos ajudam a manter o bronzeado?

Clique sobre a alternativa que considerar correta e confira a resposta.

Imagem: Freepik

1. Um dos carotenoides mais conhecidos é o betacaroteno. Um alimento rico nessa substância é:




Se você respondeu C, acertou. A cenoura, assim como outros alimentos com pigmentação alaranjada naturalmente, como a abóbora e o mamão, são fontes de betacaroteno. A raiz é uma boa fonte de carotenoides, vitaminas, fibra alimentar, minerais e antioxidantes.

2. Usado como tempero para carnes, refogados, saladas e sopas, este alimento é fonte de carotenoides e antioxidantes. Trata-se do:




Ponto para quem respondeu B. O pimentão vermelho é rico em carotenoides com ação antioxidante, que desativa os radicais livres no corpo. Além disso, o vegetal pode facilitar a absorção de vitamina A, essencial para a saúde da pele.

3. Outro grupo de alimentos que é fonte de betacarotenos na alimentação inclui:




A resposta certa é a D. Alguns vegetais como o espinafre e a couve são fontes de carotenoides, incluindo o betacaroteno, por mais que muitas vezes a coloração alaranjada não apareça. Outro alimento que também é rico nessas substâncias é o coentro.

4. Mais um grupo  de carotenos que pode auxiliar a saúde da pele é o dos alimentos ricos em licopeno, que incluem:




Quem respondeu A, acertou. O licopeno pode ajudar na melhoria da função vascular e na prevenção de doenças do coração, além de ser um importante aliado para a saúde da pele. Sua coloração avermelhada está presente em alimentos como tomates, melancia, mamão e goiaba vermelha.

Relação poderosa

Agora que você já sabe como os alimentos podem contribuir com a manutenção do bronzeado, confira mais dicas de beleza e nutrição no vídeo a seguir, com a nutricionista Andrea Esquivel:

Se inscreva no canal Nutritotal Nutrição e não perca nossas novidades!

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Sair da versão mobile