fbpx

Vitamina A faz mesmo bem para a saúde da pele?

Postado em 9 de setembro de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Conheça agora o que é mito e o que é verdade sobre esse nutriente da beleza

Para manter a pele lisinha e sem rugas ou marcas de expressão, é importante manter uma boa alimentação e hidratação constante, com ingredientes que ajudem a saúde cutânea. E um dos nutrientes mais citados para a pele é a vitamina A, mas, afinal, você sabe para que ela serve?

A vitamina A, juntamente com outras vitaminas, minerais e compostos, é um micronutriente essencial para o organismo. Isso significa que nosso corpo não pode fabricá-la e, portanto, deve ser incluída em nossa dieta. A vitamina A fica armazenada no fígado até que seja exigida pelo organismo.

Ela pode ser essencial para muitos processos fisiológicos, como manutenção da integridade dos processos visuais, saúde reprodutiva, bom funcionamento do sistema imunológico, manutenção da integridade e função de trato respiratório, intestino e bexiga. Mas para saber mais sobre sua relação com a pele, listamos alguns mitos e verdades abaixo, confira.

Pele e vitamina A: 4 mitos e verdades sobre o nutriente

Entenda desde seus efeitos até os alimentos onde é possível encontrá-lo.

Mulher sorrindo segurando cesta de vegetais

A vitamina A é benéfica para a pele por estar relacionada com a renovação celular | Imagem: Shutterstock

A vitamina A faz bem para a saúde da pele

Verdade. Um artigo divulgado pelo Community Eye Health aponta que a vitamina A pode ser capaz de proteger todos os tecidos da superfície, também chamados de epitélios. E, entre eles, está a pele. Além disso, essa vitamina pode ser um poderoso antioxidante, capaz de combater as espécies reativas de oxigênio, ação também importante para a saúde da pele e combate ao envelhecimento.

Quem consome muita vitamina A tem mais risco de desenvolver câncer de pele

Mito. Na verdade, o nutriente pode desempenhar um papel inverso. Segundo um estudo publicado no JAMA Dermatology, a vitamina A pode ajudar o organismo contra o desenvolvimento de carcinomas (tumores) de células escamosas na pele.

Apenas alimentos de origem animal são fontes de vitamina A

Mito. A vitamina A pode ser encontrada em alimentos de origem animal e vegetal. A vitamina A encontrada em alimentos de origem animal, como carne, frango e peixe, está como retinol, uma forma mais ativa da vitamina. Já a vitamina A encontrada em frutas, verduras e vegetais folhosos está na forma de carotenoide, que depois de ser consumido, é convertido em retinol no nosso corpo.

A vitamina A é muito importante para as crianças

Verdade. O mesmo artigo do Community Eye Health aponta que, durante o crescimento, as crianças precisam de uma ingestão relativamente alta de vitamina A, a fim de manter o bom funcionamento do organismo. Uma das fontes mais importantes da vitamina para os bebês, inclusive, é o leite materno.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Kim J. et al. Association of Vitamin A Intake With Cutaneous Squamous Cell Carcinoma Risk in the United States. JAMA Dermatology, 2019.

Gilbert C. What is vitamin A and why do we need it? Community Eye Health, 2013.