Manter a saúde dos olhos em bom estado vai além de cuidados mais populares, como aplicar um colírio ou limpá-los na hora de acordar. Existem hábitos que também são capazes de ajudar, como optar por alimentos que podem proteger a visão no seu dia a dia.
Verduras, frutas e cereais fazem parte da lista de ingredientes importantes para a saúde ocular, pois são ricos em substâncias chamadas luteína e a zeaxantina, que são carotenoides que evitam danos internamente na região dos olhos. Para vocês conhecer os alimentos mais ricos nesses nutrientes, montamos uma lista baseada em estudos científicos a seguir:
Alimentos que podem proteger a visão
Que tal incluir alguns ingredientes aliados dos olhos no seu prato? De temperos a vegetais, existe uma diversidade que pode ser aproveitada à mesa:
Ovos
Para quem ama um ovo cozido ou uma omelete nas refeições, saiba que o alimento é uma boa pedida para proteger os olhos. Mais especificamente a gema é rica em carotenoides que evitam a degeneração macular, uma doença que atinge a visão e que pode provocar até mesmo a perda do sentido.
Couve
A verdura que é indispensável em pratos como feijoada e virado à paulista se mostrou um excelente alimento para a saúde ocular. Em 100 g de couve crua, pode ser encontrado até 6,26 mg de carotenoides, enquanto na versão cozida o número ainda é significantemente alto: 4,98 mg.
Páprica
Ideal para temperar legumes, carnes e massas, a páprica picante é rica em carotenoides aliados da visão. Em 100 g da especiaria, é possível encontrar até 18,94 mg de luteína e zeaxantina combinadas. Porém, vale ressaltar que o consumo usual de páprica (1 colher de café cheia, equivalente a 4g) é muito baixo para esse valor referido na porção, e por isso, o consumo de luteína e zeaxantina por meio dele é insignificante se comparado às outras fontes citadas.
Leia também: Mitos e verdades sobre alimentos que fazem bem para a visão
Abóbora
Usada no preparo de pratos doces e salgados, a fruta é fonte de betacarotenos, que podem ajudar na saúde da pele. Também é rica em carotenoides, podendo apresentar até 4,71 mg de luteína em uma porção de 100 g.
Cenoura
Assim como a abóbora, a cenoura é uma raiz rica em vitamina A e, consequentemente, em carotenoides de forma geral. Sua versão crua pode ter até 510 mg de luteína na composição em uma porção de 100 g, sendo a mais indicada para aproveitar o nutriente.
Para conferir mais dicas sobre as propriedades dos alimentos, visite nosso Instagram.
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Confira também todo nosso conteúdo de receitas e aproveite.