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Cenoura faz bem para a visão? Descubra a verdade

Postado em 5 de julho de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Veja quais alimentos podem colaborar com a sua saúde ocular

Desde pequenos, somos ensinados a comer todos os legumes e verduras do prato. Em especial, um deles era dito como essencial para a prevenção de problemas na visão: a cenoura. Mas será que essa afirmação é mesmo verdadeira ou não passa de mais um boato popular?

A realidade é que, de fato, a alimentação tem uma relação importante com a saúde ocular, sendo capaz de prevenir doenças como glaucomas e degeneração macular ao longo dos anos.

E para que você aprenda mais sobre o assunto, listamos a seguir alguns mitos e verdades sobre o tema, baseados em estudos científicos.

4 mitos e verdades sobre alimentos e a saúde ocular

Mulher segurando rodelas de cenoura em frente aos olhos

Imagem: Freepik

Cenoura e outros vegetais podem fazer bem à visão

Verdade. A história passada entre gerações é real. Isso porque a cenoura, assim como o espinafre, a couve, o pêssego, entre outros vegetais e frutas, são ricos em carotenoides, pigmentos que dão origem à vitamina A e que são antioxidantes naturais.

Comer ovos pode prevenir a degeneração macular a longo prazo

Verdade. Segundo estudos, o consumo moderado de ovos pode ser capaz de reduzir significativamente o risco de desenvolver degeneração macular em estágio tardio ao longo de 15 anos, graças à presença de nutrientes como a luteína e a zeaxantina no alimento.

O consumo de ácidos graxos diariamente pode prejudicar a visão

Mito. Uma maior ingestão de ácidos graxos como ômega 3 e ômega 6 na alimentação diária pode trazer benefícios à saúde ocular, evitando danos na superfície dos olhos e doença do olho seco, por exemplo.

Extrato de ginkgo biloba é bom para os olhos

Parcialmente verdade. Estudos feitos em modelos animais revelaram que o extrato de ginkgo biloba pode conter propriedades neuroprotetoras, antioxidantes e anti-inflamatórias que previnem a formação de glaucomas e aumentam o fluxo sanguíneo nos olhos. Porém, são necessários estudos em humanos para entender melhor a eficácia do extrato.

Então já sabe: quando ouvir aquela história de que cenoura faz bem pra visão, ao invés de justificar a afirmação com a piada “por acaso você já viu um coelho de óculos?”, responda que uma alimentação saudável é aliada, também, da saúde ocular. Continue acompanhando nossa seção Mitos e Verdades e descubra o que realmente há por trás dos alimentos sem fake news!

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Silvio B. et al. The Effect of Lutein on Eye and Extra-Eye Health. Nutrients, 2018.

Bamini G. et al. Consumption of eggs and the 15-year incidence of age-related macular degeneration. Clinical Nutrition, 2019.

Alexis C. et al. Omega-3 Fatty Acids and Eye Health: Opinions and Self-Reported Practice Behaviors of Optometrists in Australia and New Zealand. Nutrients, 2020.

Labkovich, M. et al. Ginkgo Biloba Extract in Ophthalmic and Systemic Disease, With a Focus on Normal-Tension Glaucoma. Asia-Pacific Journal of Ophthalmology, 2020.

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