Presente em nosso organismo desde o momento em que nascemos, a gordura marrom, ou tecido adiposo marrom (TAM), pode ajudar na produção de calor e na queima de gorduras, podendo ser induzida por um processo conhecido como termogênese. E você sabia que existem alimentos que podem influenciar nesse processo? Ao estimularem o funcionamento do tecido, eles permitem que a perda de peso seja mais eficaz. Listamos quais são eles a seguir, com base em estudos científicos:
Alimentos que reduzem a gordura marrom
Café
Uma boa xícara de café, como o nome sugere, é rica em cafeína. E essa substância pode ser uma aliada no processo de termogênese induzido pelo tecido adiposo marrom, ativando-o para a queima de gordura. Mas vá com calma, pois o consumo deve ser feito em doses moderadas.
Uvas
A fruta proveniente das videiras é outra capaz de influenciar na termogênese do TAM. O motivo está em um componente presente nas uvas e no vinho tinto chamado resveratrol, que atua como antioxidante no organismo.
Pimenta vermelha
Aos fãs de comida picante, aqui está uma boa notícia: pimentas vermelhas como a malagueta são ricas em capsaicina, um componente que pode atuar diretamente na ativação do tecido adiposo marrom, colaborando com o emagrecimento.
Gengibre
O gengibre é um rizoma usado em pratos da culinária oriental e chás. É fonte de gingerol, componente que ao ser absorvido por meio da dieta, pode auxiliar na regulação das gorduras, incluindo a marrom. Uma dica é usar o alimento no preparo de sopas.
E aqui no Nutritotal Para Todos, você pode conferir outros textos a respeito desse curioso tecido adiposo, como uma coluna explicando como ele age até um teste diferenciando a gordura branca e a marrom.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.