Gordura marrom e branca: você sabe a diferença entre elas?

Postado em 18 de março de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Uma delas pode ajudar na perda de peso. Faça o teste e descubra os efeitos de cada uma

Gordura não é tudo igual. Mais precisamente, existem dois tipos de células de gordura: marrom e branca. A branca é a gordura mais presente ao decorrer da vida. Já a marrom vem chamando a atenção dos cientistas por uma particularidade curiosa: seus efeitos parecem resultar em uma melhora significativa na perda de peso. Embora mais comum em recém-nascidos, ela tem se revelado útil para entender métodos de emagrecimento e prevenção à obesidade.

Ficou curioso para saber mais sobre as diferenças entre essas duas gorduras? Então faça nosso teste para conhecer as principais características de cada uma delas. Funciona assim: para cada pergunta, você clica sobre a alternativa que considerar correta que a resposta aparecerá. Vamos começar?

Teste: descubra as diferenças entre a gordura marrom e branca

Mulher segurando pote com cereal e a com a mão na cabeça, expressando dúvida

Imagem: Freepik

1. Também existem dois tipos de tecido adiposo, que armazenam as diferentes gorduras. Agora, você sabe qual deles é conhecido pelo armazenamento único de gordura, podendo acarretar doenças como diabetes tipo 2?

Quem respondeu A, acertou. O tecido adiposo branco estoca a gordura do dia a dia e a transforma em triglicerídeos, o que pode causar comorbidades como o diabetes.

2. Este tecido, além de gerar gordura, pode gerar calor. Estamos falando do:

Se você disse B, está correto. O diferencial principal entre os dois tecidos é que o marrom, além de estocar gordura, também gera calor. Além disso, seu armazenamento é em forma de gotas menores, e não em uma única massa.

3. Qual o peso médio do tecido adiposo marrom em um adulto?

Quem respondeu B, acertou. A gordura marrom em adultos costuma pesar entre 20 g a 30 g.

4. E afinal de contas, por que a gordura marrom pode ser útil na luta contra a obesidade?

A resposta certa é a C. O calor gerado pelo tecido adiposo marrom é capaz de ajudar na queima de calorias. Porém, os cientistas ainda tentam entender como o corpo transforma a gordura ingerida em branca ou marrom, e, para isso, faltam mais estudos para esclarecer os reais efeitos desse tecido adiposo.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Camila S. et al. Metabolic regulation and the anti-obesity perspectives of human brown fat. Redox. Biology, 2017.

Max P. Activating brown fat tissue: First steps towards a new therapy for obesity, diabetes. University of Cologne, 2016.

Assine nossa newsletter: