Ícone do site Nutritotal Para todos

Aprenda uma receita de granola funcional

Pessoa mexendo em uma forma com granola, pegando granola da forma e colocando em potes de vidro

Consumidos há muito tempo pelos seres humanos, os grãos ancestrais estão ganhando destaque novamente, especialmente entre as pessoas que buscam refeições ricas em nutrientes. E eles podem fazer parte de diversos preparos, como na receita de granola funcional que você aprende a seguir.

Mas antes de ver o passo a passo, vale a pena saber mais sobre as propriedades dos grãos ancestrais. Fazem parte desse grupo, por exemplo, a quinoa, o teff, o trigo sarraceno e o amaranto. Este último, por sinal, foi avaliado por cientistas em um artigo publicado no Journal of Pharmacognosy and Phytochemistry. Como resultado, eles sugerem que o grão de amaranto possa ter uma quantidade maior de proteínas ao ser comparado a outros cereais.

Além disso, o artigo mostrou que o amaranto é um alimento equilibrado, com propriedades funcionais que podem estar relacionadas à diminuição dos níveis de colesterol e redução dos níveis de glicose no sangue.

E para você aproveitar os benefícios do amaranto nas suas refeições, a nutricionista Iara Lewinski ensina a seguir uma receita de granola funcional. O preparo ainda leva outros grãos e sementes nutritivos, sendo ideal para um café da manhã ou lanche da tarde reforçado:

Receita de granola funcional

Combine nutrientes de diversos grãos em uma receita saudável e deliciosa!

Armazene o alimento em potes de vidro bem fechados | Imagem: Shutterstock

Tempo de preparo: 40 min.
Rendimento: 1 pote cheio

Ingredientes:

Modo de preparo:

1 – Coloque todos os ingredientes secos misturados dentro de uma assadeira (eles devem formar uma camada fina, se a assadeira for pequena para a quantidade de ingredientes, eles podem não assar por igual).
2 – Derrame o melado com uma colher sobre todos os grãos e sementes e misture com as mãos para garantir que todos recebam o melado por igual.
3 – Asse em forno baixo (160 a 180 °C) por 25 minutos, mexendo bem na metade do tempo.
4 – Ao retirar a granola do forno, ela pode parecer ainda estar mole, mas endurece e fica bem crocante depois que esfriar.
5 – Espere esfriar completamente e guarde em um pote bem vedado e ao abrigo de luz.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Sair da versão mobile