Você já experimentou bredo em algum preparo culinário? Também chamado de caruru em algumas regiões, essa planta alimentícia não convencional (PANC) traz não apenas sabores à mesa, como também efeitos terapêuticos.
No nordeste da Índia, os hindus acreditavam que o bredo teria propriedades de uma erva medicinal ayurveda, com função antipirética, ou seja, capaz de diminuir o estado febril. Ela também era consumida em forma de salada no dia a dia dessa população.
Com o passar dos anos, ela se espalhou por diferentes países, incluindo o Brasil. Hoje, a ciência tem encontrado outras funções benéficas do uso dessa planta em fitoterápicos. Confira a seguir algumas curiosidades a respeito do bredo:
Conteúdo
Bredo: saiba tudo sobre essa PANC!
Onde encontrar?
Ela pode ser achada em todo o país, seja em forma de sementes comercializadas em casas de produtos naturais e jardinagem ou em mudas, com sua vegetação folhosa. Porém, os estados que mais consomem pratos com caruru no dia a dia são os do Nordeste, especialmente no norte da Bahia.
Como consumir bredo?
A PANC pode ser usada no preparo de refogados, saladas, sucos verdes, omeletes e até mesmo bolos e tortas. Basta usar a criatividade e priorizar o consumo das folhas mais verdes, evitando sempre que possível se ela apresentar uma coloração mais arroxeada, que é um indício de que ela está estragando.
Quais são os outros benefícios dessa planta?
De acordo com os cientistas, o bredo possui propriedades capazes de reduzir os radicais livres no organismo, combatendo o estresse oxidativo nas células e inibindo potenciais inflamações.
A planta também é fonte de compostos fenólicos antioxidantes, em especial, o ácido clorogênico, que pode melhorar o metabolismo lipídico e promover uma redução nas gorduras ruins relacionadas ao colesterol.
Algumas pesquisas feitas em camundongos apontam ainda que o uso do caruru pode ser benéfico para lidar com problemas hepáticos, ou seja, complicações no fígado. Mas mais estudos são necessários, principalmente em seres humanos, para entender outros benefícios e usos dessa PANC.
Que tal conhecer mais curiosidades sobre as PANC’s? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referência bibliográfica:
Seon-Joo P. et al. A Review of Recent Studies on the Antioxidant Activities of a Third-Millennium Food: Amaranthus spp. Antioxidants (Basel). 2020.
Sima K. et al. Phytochemical screening, antioxidant, antityrosinase, and antigenotoxic potential of Amaranthus viridis extract. Indian J Pharmacol. 2018.