fbpx


O que são PANCs? Listamos 10 para você provar!

Postado em 12 de maio de 2021

As Plantas Alimentícias Não Convencionais estão mais próximas de nós do que imaginamos. Aprenda a cultivá-las e aproveitar suas propriedades

PANC é a sigla para Plantas Alimentícias Não Convencionais. E por mais que sua difusão esteja ganhando força de uns anos pra cá, as PANCs são usadas na alimentação há muito tempo e fáceis de serem encontradas. Isso porque são espécies de plantas rústicas e resistentes, que não necessitam de grandes cuidados, e por isso são muito cultivadas em hortas de escolas, comunitárias e jardins. E podem até ser confundidas com ervas daninhas, pois algumas PANCs são espontâneas e brotam inclusive nas calçadas. Já outras precisam de cultivo.

Mas o que tem feito as pessoas olharem com outros olhos para as PANCs é o valor nutricional que elas carregam. Estudos revelam que os benefícios das PANCs são muitos: essas plantas possuem teores de minerais, fibras, antioxidantes e proteínas significativamente maiores quando comparadas com plantas domesticadas.

Por toda essa variedade e também pelo sabor, as PANCs são altamente indicadas para uma alimentação saudável. Seu consumo pode ir da salada e suco à farinha para preparos mais elaborados. Para encontrá-las, recorra a feiras orgânicas ou ao Ceasa da sua cidade, pois essas plantas não costumam ser comercializadas em mercados convencionais. Outra dica é cultivá-las em casa.

Ficou curioso para provar? A seguir, listamos as 10 PANCs mais saborosas para você experimentar, com informações nutricionais e dicas de cultivo e consumo em alimentos. Controle o acesso ao carrossel nas bolinhas embaixo dele. Confira:

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Guia prático sobre PANCs, Organização Instituto Kairós.

Guia prático de PANCs nas escolas, Organização Instituto Kairós.

Oficina PANC – Cozinhando com PANC, Prefeitura de São José dos Campos, SP.

-

Assine nossa newsletter: