Uma sobremesa de origem africana e que virou tipicamente brasileira é a cocada. De tabuleiro, cremoso, queimado ou mesmo tradicional, esse doce ganhou diversas adaptações nas cinco regiões do Brasil. E para aqueles que possuem restrições alimentares, como é o caso dos intolerantes à lactose, existe até cocada sem lactose, sabia?
É isso mesmo. Como a sobremesa costuma levar leite, leite de coco ou leite condensado na receita, quem possui a condição acaba evitando o doce. Mas é possível trocar alguns ingredientes e deixá-lo disponível para o consumo desse público também. Quer saber como? A nutricionista Telma Domiciano ensina a seguir:
Cocada sem lactose
Preparo fica pronto rapidamente.
Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 12 porções
Ingredientes:
- 300 ml de leite zero lactose semidesnatado
- 2 col. (chá) rasas de amido de milho
- 1 col. (sopa) cheia de açúcar light
- 5 col. (sopa) de leite em pó zero lactose
- 120 g de coco fresco ralado
Modo de preparo:
- Bata no liquidificador 150 ml do leite com o amido, o açúcar light e o leite em pó. Reserve.
- Em uma panela antiaderente, coloque o restante do leite (150 ml) para aquecer. Quando estiver morno, acrescente o coco ralado e mexa bem por cerca de um minuto.
- Depois acrescente a mistura do liquidificador e não pare de mexer até que desprenda da panela.
- Quando estiver soltando do fundo da panela, desligue o fogo e deixe esfriar. Se preferir, coloque na geladeira para deixar mais firme.
Alternativas para a restrição
Um artigo de revisão do periódico Nutrients apontou que a intolerância à lactose pode estar associada a diversos fatores, como, por exemplo, a genética, onde existem relatos de casos de má digestão desse carboidrato.
Atualmente, cientistas tentam encontrar um tratamento eficaz para a condição, mas por ora, algumas recomendações estão em adaptar produtos à base de leite de vaca por alimentos com redução de lactose, leite à base de plantas, prebióticos, probióticos, entre outros.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.