Mais do que apenas um desconforto no estômago, a gastrite é uma doença que precisa de atenção, pois se não tratada a tempo, pode evoluir para um quadro mais grave. Por isso, é importante saber identificar os primeiros sintomas da gastrite, suas principais causas e também como a alimentação pode influenciar nas dores e na queimação.
Confira a seguir um guia completo para te ajudar a entender um pouco mais sobre a doença, baseado em estudos científicos:
Conteúdo
Saiba tudo sobre os sintomas da gastrite!
O que é?
A gastrite pode ser considerada como uma inflamação na região da mucosa que reveste o estômago, com diferentes causas e tipos.
Quais são os principais tipos?
Ela pode ser classificada como erosiva ou não erosiva, dependendo do grau de perfuração na mucosa estomacal. Também pode ser classificada de acordo com a frequência dos sintomas, podendo ser aguda, crônica ou temporária.
O que causa a doença?
Vários fatores estão entre as possibilidades de causa da doença. Uma das mais recorrentes é por meio da infecção por Helicobacter pylori, ou H. pylori. Mas hábitos ligados à qualidade de vida também podem resultar na gastrite, como a ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, o tabagismo, o uso de medicamentos sem prescrição, níveis elevados de radiação e até mesmo o estresse.
Quais são os sintomas da gastrite?
Antes de mais nada, é importante ressaltar que existem casos de pacientes com gastrite que são assintomáticos. Portanto, é difícil avaliar os casos de uma forma geral, e apenas o médico poderá diagnosticar o problema, por meio de exames, histórico e endoscopia.
Dito isso, alguns sintomas costumam ser mais frequentes entre quem tem gastrite, como dores e desconfortos na região abdominal, sensação de náusea e inchaço, vômitos, queimação e azia.
Como tratar
No caso da gastrite por H. pylori, é necessário o uso de medicamentos com supervisão para erradicar a bactéria. Em outros casos, o tratamento pode ser feito por meio de supressão ácida, com medicamentos prescritos pelo médico, e mudanças nos hábitos relacionados à qualidade de vida, incluindo a alimentação.
Quais alimentos evitar?
Sugere-se evitar alimentos que colaborem com o crescimento da secreção gástrica. Como exemplo, é possível citar:
- Pimentas
- Tomate
- Bebidas alcoólicas
- Café
- Chá preto
- Alimentos industrializados
- Frutas cítricas
- Goma de mascar
E quais alimentos podem ajudar a controlar os sintomas da gastrite?
Por outro lado, existem alimentos que ajudam no controle dos sintomas da gastrite. Pode-se dar como exemplo:
- Água
- Chás sem cafeína, como o da espinheira-santa
- Frutas não cítricas, como maçã e banana
- Mingaus, purês e outros alimentos pastosos
- Iogurte desnatado
- Queijos brancos
- Carnes brancas magras
Outros hábitos saudáveis
Estudos sugerem ainda que adotar bons hábitos no dia a dia também pode ajudar na prevenção da gastrite:
- Dormir oito horas por dia
- Comer as refeições com atenção plena
- Fazer exercícios físicos regularmente
- Não fumar
- Não exagerar nas bebidas alcoólicas e, se for beber, alternar o consumo delas com água
- Seguir orientações nutricionais
Quer saber mais sobre alimentação saudável? Siga o Nutritotal – Para Todos no Instagram e confira dicas imperdíveis sobre nutrição!
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.