Ícone do site Nutritotal Para todos

Quais destes alimentos ajudam a prevenir o câncer de próstata? Faça o teste e descubra

Fita azul e bigodes de papelão

O câncer de próstata é um dos tumores mais predominantes do mundo ocidental. Só no Brasil, a doença acomete mais de 65 mil homens por ano, conforme aponta o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Além de fatores genéticos, suas causas estão associadas ao estilo de vida, e isso inclui os hábitos alimentares. Mas se por um lado há alimentos que contribuem para o aparecimento da doença, por outro existem aqueles que podem afastá-la. E se você quiser saber como prevenir o câncer de próstata, vale ficar atento a esses aliados nutricionais.

Mas quais são eles? Preparamos um quiz para você avaliar seus conhecimentos sobre o assunto. Para te ajudar, já adiantamos que alimentos como carnes vermelhas e processadas, leite integral, manteiga e queijos gordurosos devem ser evitados para se proteger da doença. Além disso, moderar na bebida alcoólica e parar de fumar também ajudam. Agora, para saber no que investir na alimentação, escolha uma alternativa para cada uma das perguntas a seguir e mostramos a resposta certa. Boa sorte!

Teste: você sabe como prevenir o câncer de próstata por meio da alimentação?

A ciência já mostrou alguns ingredientes que afastam o risco da doença. Com base nos estudos elencados no final do post, elaboramos as perguntas e respostas que você confere a seguir. Clique na opção que julgar correta e veja as explicações. Vamos começar?

A campanha Novembro Azul alerta para a prevenção do câncer de próstata | Imagem: Freepik

1. Rico em licopeno, substância que ajuda na função vascular e prevenção de doenças do coração, este alimento pode ser aliado na prevenção do câncer de próstata. Trata-se do:

A resposta certa é a B, tomate. Uma alta ingestão de alimentos vegetais contribui com a saúde e de quebra pode ajudar a proteger o organismo contra o câncer de próstata. Em especial, o uso de tomate cozido em preparações culinárias oferece esses benefícios.

2. Outros alimentos que podem ser importantes na dieta preventiva da doença são os vegetais crucíferos. Fazem parte desse grupo a seguinte dupla:

Ponto para quem respondeu a alternativa A, brócolis e couve-flor. Os vegetais crucíferos são enriquecidos com vários componentes químicos com propriedades antiproliferativas e antitumorigênicas. Ou seja, o consumo desses vegetais é benéfico à prevenção do câncer e, também, para muitos processos biológicos do corpo.

3. Esta bebida é rica em fitoquímicos e polifenóis, e seu efeito é bastante estudado no que diz respeito à prevenção de tumores na próstata. Estamos falando do:

Acertou quem respondeu a alternativa C, chá verde. A bebida parece ser promissora em termos de efeitos quimiopreventivos e terapêuticos contra o câncer de próstata. Isso se deve graças à presença de substâncias como a quercetina, que possui ação anticâncer. Mas ainda são necessárias mais evidências.

4. Um alimento típico do nosso país, como o nome sugere, é a castanha-do-brasil. Ela é rica em um nutriente que tem sido estudado por conta de seus efeitos preventivos contra o câncer. Trata-se do:

Se você disse D, selênio, acertou. Estudos indicam que existe uma relação inversa entre os níveis de selênio sérico e o risco de câncer de próstata, mostrando que o nutriente pode ser importante para a prevenção da doença. Porém, são necessários mais estudos para compreender os reais efeitos.

Nosso colunista Maurício Verotti, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, já falou sobre o assunto neste texto. Confira e evite as fake news sobre câncer!

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.