Uma tradição brasileira é usar produtos à base de mandioca em receitas. Na região Norte, o tucupi é indispensável para as refeições. No Nordeste, a farinha faz parte do café da manhã até o jantar. E no Brasil inteiro, a tapioca virou paixão nacional e até petisco de bar – quem não adora os dadinhos de tapioca? Contudo, por conter queijo coalho, quem não consome ingredientes de origem animal ou lactose às vezes deixa o quitute de lado. Mas sabia que dá para preparar dadinho de tapioca vegano?
A seguir, a nutricionista Roberta Lara ensina a versão vegana do prato, que pode servir de entrada ou acompanhamento para aquela tarde em família e amigos. Aprenda:
Dadinho de tapioca vegano
Esse todo mundo pode comer!
Tempo de preparo: 2h30min.
Rendimento: 15 porções
Ingredientes:
250 g de tapioca granulada
2 col. (sopa) orégano (se tiver fresco pode ser 4 colheres)
1/2 col. (café) de pimenta-do-reino
2 col. (sopa) de manjericão fresco
500 ml de leite de castanhas
1/2 col. (café) de sal
1 xíc. (chá) de tofu
Temperos a gosto (opcional)
2 col. (sopa) de azeite de oliva
Modo de preparo:
- Misture a tapioca com os temperos, coloque aos poucos o leite de castanhas. A tapioca absorve até ficar uma massa, por isso é necessário colocar o leite aos poucos.
- Depois, use essa massa para cobrir o tofu e aproveite para corrigir o sal e os temperos.
- Coloque a massa em uma forma e aperte.
- Lacre com papel filme e leve à geladeira por 2 horas.
- Corte a massa em quadradinhos de 2 cm.
- Asse em forno à 180 graus até dourar.
Benefícios da tapioca
De acordo com um estudo divulgado pelo Food Science and Technology, alimentos como o amido, a tapioca e o sagu podem conter níveis elevados de amido resistente. Por esse motivo, eles podem ser considerados boas fontes de nutrientes, sendo benéficos para o trato gastrointestinal.
Por isso, não tenha medo de investir em receitas que levem ingredientes à base de mandioca nas suas refeições. Elas podem surpreender pelo gosto e pela versatilidade de preparos, desde bolos e tortas até cuscuz e farofas.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.