O que devo comer após o treino? Essa é uma dúvida comum de quem pratica atividade física frequentemente. Por um lado, não pode ser uma refeição pesada, mas, por outro, é preciso conciliar com fontes nutritivas e que ajudem na recuperação das energias gastas. Então qual é a melhor opção?
Para ajudar na escolha, a seguir, separamos alguns alimentos que comprovadamente podem oferecer benefícios depois dos exercícios. Confira:
Conteúdo
O que devo comer após o treino?
Certas opções podem contribuir com os resultados desejados.
Batata
Um estudo do periódico Nutrition Today aponta que as batatas podem ser alimentos aliados de quem treina. Isso porque diferentemente de massas, pães e arroz, o tubérculo é considerado um carboidrato de rápida absorção, contendo altos níveis de potássio e vitaminas B e C.
Proteínas magras
Uma pesquisa do Journal of Strength and Conditioning comparou que o consumo moderado de frango ou de carnes magras após o treinamento pode ajudar na melhora da composição corporal, incluindo uma maior força muscular depois de treinamentos de resistência.
Banana
A banana, segundo um estudo da Appalachian State University, pode fornecer antioxidantes não encontrados em bebidas esportivas para praticantes de esportes de longa duração como ciclismo e corrida, além do seu melhor valor nutricional, por conter fibras, potássio e vitamina B6.
Shakes proteicos
O whey protein (ou a proteína do soro do leite) também é uma fonte de aminoácidos essenciais após o treino. Você pode combiná-lo em um shake com morangos e água de coco para preparar uma bebida rica em vitaminas e minerais. Aprenda a receita aqui.
Pode comer depois, mas decida suas refeições antes do treino
O momento da escolha sobre o que comer também pode ser importante. Um estudo publicado no periódico Nutrients avaliou que decidir qual será a refeição antes mesmo de começar o exercício pode influenciar na opção de pratos mais saudáveis, mesmo que o lanche seja feito somente após o treino.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.