Ícone do site Nutritotal Para todos

O que é bom para gordura no fígado: veja os alimentos indicados para reduzi-la

Mesa com tofu e soja, alguns exemplos sobre o que é bom para gordura no fígado

Muito se fala sobre o que é bom para reduzir gordura no fígado. E por mais que sejam feitas receitas caseiras para eliminar essa gordura, a verdade é que nem tudo o que se ouve por aí pode ser realmente eficaz para tratar o problema.

Um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral analisou como a nutrição pode estar ligada às doenças hepáticas, tanto na prevenção quanto na causa do problema. E uma das conclusões da pesquisa é que pacientes com problemas no fígado podem apresentar a desnutrição como um de seus sintomas.

Além disso, pessoas com doenças hepáticas podem apresentar deficiência de nutrientes e vitaminas. Pensando em te ajudar a identificar o que realmente é bom para evitar o acúmulo de gordura no fígado, montamos um teste a seguir:

Teste: você sabe o que é bom para gordura no fígado?

Responda nossas perguntas e não caia em fake news!

Proteínas podem ajudar a aliviar estresse em fígados gordurosos | Imagem: Shutterstock

1 – Qual das opções abaixo é a mais indicada para um lanche noturno de pacientes com doenças no fígado?

 

 

 

A resposta correta é a C. Um estudo divulgado no periódico Nutrition apontou que o consumo de lanche noturno é capaz de melhorar a quantidade de proteína corporal total em pacientes com problemas no fígado. Eles compararam três lanches diferentes: uma fatia de pão, bolinhos de arroz e lanches ricos em BCAA, um conjunto de aminoácidos. Os dois primeiros não mostraram alterações, enquanto os lanches com o suplemento tiveram resultados positivos. E, de acordo com outra pesquisa publicada no periódico Nutrients, alguns dos alimentos mais ricos em BCAA naturalmente incluem o leite e seus derivados. Contudo, é importante ressaltar que a suplementação desse aminoácido precisa  ser feita com o acompanhamento e a indicação de um nutricionista.

2 – Qual destas bebidas abaixo pode ajudar a proteger o fígado do excesso de gorduras?

 

 

 

Acertou se você disse A. Cientistas da Universidade de Connecticut (EUA) descobriram que a ingestão de chá verde pode ajudar a aliviar o impacto da doença hepática gordurosa não-alcoólica. O estudo foi feito em camundongos obesos que, ao ingerirem a bebida, tiveram um bloqueio da gordura armazenada no fígado, além de uma possível redução de colesterol e triglicerídeos. Porém, ainda faltam estudos mais conclusivos, e feitos também em humanos, para comprovar esse efeito benéfico do chá.
Assista: 5 dicas para eliminar gordura no fígado

3 – Qual das opções de proteínas abaixo pode aliviar sintomas em pacientes com gordura no fígado?

 

 

 

Ponto para quem disse B. O tofu é uma fonte de proteína à base de soja, e seu consumo pode aliviar parte do estresse nos fígados gordurosos, segundo um estudo feito na Universidade de Illinois (EUA). Os cientistas compararam o acúmulo de gordura nos fígados de camundongos magros e obesos, que foram designados a uma dieta contendo caseína (uma proteína à base de leite) ou uma dieta contendo proteína de soja, durante 17 semanas. Como resultado, os ratos obesos alimentados com soja apresentaram uma redução de até 20% nos triglicerídeos e no acúmulo geral de gordura no fígado em comparação aos que consumiram a caseína.

4 – O abacate é um fruto rico em gorduras. Portanto, ele pode fazer mal ao fígado. Essa afirmação é:

 

 

Essa afirmação é um mito. Cientistas divulgaram uma pesquisa no periódico American Chemical Society, onde descobriram que o abacate contém produtos químicos potentes que podem reduzir os danos no fígado. Além disso, eles concluíram que a fruta é rica em vitamina C, E, potássio e fibras para a alimentação.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Sair da versão mobile