Ícone do site Nutritotal Para todos

O que você sabe sobre feijão?

Feijões pretos em colher de pau

O feijão é um alimento que faz parte do dia a dia dos brasileiros: é a companhia indispensável para o arroz. São diversas as variações desse ingrediente saboroso, mas e quanto ao valor nutricional dele? O que você sabe sobre feijão em relação aos nutrientes que ele carrega? Para começar, vale saber que ele é uma leguminosa rica em proteínas.

Um estudo da Universidade Federal de Lavras (MG) apontou que a importância do feijão no Brasil não está somente no fato de o país ser o maior produtor mundial do ingrediente, mas também pelo feijão ser uma das principais fontes proteicas para as populações de baixa renda.

Além disso, a combinação dele com o arroz não é à toa. O mesmo estudo mostrou que o valor nutritivo da proteína contida nesse tipo grão é baixo quando usado como única fonte desse nutriente, mas junto do arroz, ele é capaz de formar proteínas de um jeito mais nutritivo. Isso ocorre pois o feijão não possui muitos aminoácidos sulfurados, mas ao mesmo tempo, é rico em lisina. O arroz tem a relação contrária, e isso faz com que possam formar a combinação ideal.

A seguir, listamos mais algumas curiosidades a respeito do grão. Será que você consegue acertar todas as questões?

Teste: o que você sabe sobre feijão?

Escolha uma alternativa para cada uma das questões a seguir e aprenda mais sobre a leguminosa.

Existem diversas variações do feijão, como o preto, comumente usado na feijoada | Imagem: Shutterstock

1 – O feijão tem gordura?



A alternativa correta é a B. Dados da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) mostram que os lipídeos presentes nos feijões brasileiros cozidos variam entre 0,5 e 0,6 g em porções de 100 g, uma quantidade pequena se comparada a outros alimentos.

2 – Qual desses feijões cozidos que são comumente consumidos tem maior teor de proteínas em porções de 100 g?



Ponto para quem respondeu a alternativa C, o feijão roxo. De acordo com a TACO, o feijão roxo cozido conta com 5,7 g de proteínas. Em seguida, ficaria o carioca, com 4,8 g. Na lanterna do três, está o preto, com 4,5 g.

3 – Uma refeição à base de feijão pode ajudar a manter a saciedade por mais tempo. Mito ou verdade?


Acertou quem respondeu a A. Um estudo da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, comparou uma refeição à base de carne de porco e outra à base de feijão. Como conclusão, uma refeição à base de leguminosas como feijões ou ervilhas pode influenciar as sensações de apetite e consumo de energia favoravelmente em comparação com uma refeição à base de alimentos de origem animal, sendo tão eficaz na saciedade quanto a outra. Além disso, há diferenças na fibra dietética entre elas, já que o feijão é fonte de fibras.

4 – O feijão preto pode ser consumido por pacientes com diabetes mellitus. Mito ou verdade?


A alternativa B é a correta. Um estudo publicado no periódico Nutrients associou o consumo do feijão preto à redução das concentrações de insulina no sangue, sugerindo uma maior sensibilidade à insulina em adultos com síndrome metabólica. Segundo os cientistas, esses resultados podem significar que o consumo regular de feijão preto nas refeições poderia ser eficiente para gerenciar as respostas metabólicas em diabéticos. O benefício associado ao consumo do feijão preto pode ser atribuído às fibras contidas nesse alimento.

5 – Quem quer aumentar o teor de proteínas do feijão deve consumir o grão com qual complemento?



Se você disse C, acertou. Na receita de um bom feijão fortificado pode entrar ingredientes como saborosos cogumelos shiitake e shimeji.

E aí, se surpreendeu com tudo o que você sabe sobre feijão?

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Sair da versão mobile