O que deve entrar na receita de feijão fortificado

Postado em 23 de abril de 2019 | Autor: Redação Nutritotal

Experimente colocar cogumelos no preparo para aumentar o teor de proteínas no seu prato

Ele está presente no mundo inteiro: na feijoada dos brasileiros, no chilli dos mexicanos, no cassoulet dos franceses e até nos doces dos japoneses. Além do mais, é companhia inseparável do arroz no Brasil todo. O feijão é um alimento que combina com muitos preparos alimentares, sendo uma fonte de proteínas necessária para a saúde. E para aproveitar ainda mais seus benefícios, vale apostar em uma receita de feijão fortificado!

Na receita de feijão fortificado pode entrar ingredientes como os saborosos cogumelos, como shiitake e shimeji. A nutricionista Andrea Esquivel explica que o cogumelo também pode fornecer uma quantidade interessante de proteína, que melhora a taxa proteica do feijão e ainda ganha aparência e textura de bacon cozido no prato. Dessa forma, os cogumelos deixam o feijão mais gostoso, muito nutritivo e ainda possuem baixo valor calórico. A seguir, Andrea ensina a receita do feijão fortificado com mais proteínas.

Panela de ferro com feijão carioca cozido

Há ingredientes que acentuam o sabor e os benefícios do feijão | Imagem: Shutterstock

Receita de feijão fortificado

Dificuldade: médio
Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 10 porções

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de feijão de sua preferência
  • 1,5 a 2 litros de água
  • 2 dentes inteiros de alho descascados
  • 2 folhas de louro fresco ou 1 folha de louro seco
  • 3 colheres (sopa) de óleo de sua preferência ou azeite de oliva
  • ½ cebola roxa picada miúda
  • 1 xícara (chá) de cogumelos shiitake frescos picados em cubos pequenos
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  1. Em uma panela de pressão, cozinhe o feijão com 1,5 litro de água, adicione os 2 dentes de alho inteiros e as folhas de louro.
  2. Cozinhe por 15 a 20 minutos, contados após iniciar a pressão.
  3. Em uma frigideira, coloque o óleo e refogue a cebola até ficar transparente. Acrescente o cogumelo shiitake picadinho e mexa por 1 minuto. Desligue o fogo e reserve.
  4. Quando o feijão estiver cozido, abra a panela de pressão com segurança, ache os dentes de alho, amasse-os com uma colher e acrescente o refogado de cebola com shiitake. Deixe cozinhar por 10 minutos até engrossar o caldo (se precisar, pode acrescentar mais água). Adicione o sal a gosto. Está pronto para servir.

Mais benefícios

Além do alto teor de proteínas já conhecido, o feijão, em suas variações, oferece outros benefícios à saúde. Alguns estudos discutem que o feijão apresenta um componente bioativo que pode também agir como antioxidantes, na regulação do apetite, e na redução do risco de doenças cardíacas.

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Consultoria e receita da nutricionista Andrea Esquivel.

Reverri E. et al. Black Beans, Fiber, and Antioxidant Capacity Pilot Study: Examination of Whole Foods vs. Functional Components on Postprandial Metabolic, Oxidative Stress, and Inflammation in Adults with Metabolic Syndrome. Nutrients, 2015.

Rezende, A. et al. Nutritional and protein quality of dry Brazilian beans (Phaseolus vulgaris L.). Food Sci Technol, 2018.

Nilsson A. et al. Effects of a Brown Beans Evening Meal on Metabolic Risk Markers and Appetite Regulating Hormones at a Subsequent Standardized Breakfast: A Randomized Cross-Over Study. PLoS One, 2013.