Ícone do site Nutritotal Para todos

Probióticos, intestino e saúde: existe relação?

Boneco representando a microbiota intestinal com probióticos

No nosso intestino existem milhões de bactérias, tanto benéficas quanto prejudiciais à saúde. O equilíbrio entre esses tipos de bactérias vai de acordo com diversos fatores, inclusive a alimentação.

Uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes, basicamente alimentos fonte de fibras, vai auxiliar na proliferação de bactérias que trazem benefícios à nossa saúde.

No entanto, fatores como alimentação ruim (com excesso de açúcar, gordura e alimentos industrializados), exposição a poluição e uso excessivo de medicamentos podem desencadear um quadro de disbiose intestinal, situação em há um desequilíbrio da microbiota, com o aumento de bactérias ruins e maior risco de doenças.

Nesse caso, para aumentar o número de bactérias boas e reestabelecer o equilíbrio da microbiota, é possível ingerir alimentos ou suplementos que tenham em sua composição microrganismos reconhecidamente bons para a saúde, os chamados probióticos.

E quais são os benefícios dos probióticos?

Imagem: Shutterstock

Além de contribuírem para uma melhor digestão e absorção de nutrientes, os probióticos também previnem e tratam sintomas indesejáveis e diversas doenças.

Um estudo recente demonstrou a melhora da imunidade e do estado fisiológico em idosos com o uso de probióticos. 98 adultos com idade média de 85 anos receberam por 30 dias um biscoito placebo e outro suplementado com Bifidobacterium longum e Lactobacillus helveticus.

A mistura desses dois probióticos melhorou não somente a resposta imune nos idosos mais velhos, como também a memória deles.

Probióticos e estresse

Outro benefício revelado dos probióticos está na regulação do estresse e do humor. Quando o estresse torna-se frequente, algumas doenças podem manifestar-se e a relação com a alimentação também pode ser afetada.

Ao reduzir a qualidade da nossa alimentação promovemos um aumento de bactérias ruins para o nosso organismo, causando desconfortos intestinais e sintomas como o intestino preso.

Mas, evidências científicas apresentam um importante papel da microbiota nas funções do sistema nervoso central, revelando um poder benéfico dos probióticos no controle do estresse.

Por isso, o uso de probióticos é positivo tanto para o bom funcionamento do intestino quanto para o tratamento e prevenção de diversas doenças.

Consulte um nutricionista para que ele te oriente sobre quais alimentos e suplementos têm probióticos em sua composição e qual a quantidade adequada para você.

Patrocínio:

Sair da versão mobile