Aqueles que sofrem de problemas urinários e nos rins provavelmente conhecem a fama do suco de cranberry contra a infecção urinária. No Brasil, a bebida é o meio mais comum de encontrar a frutinha típica da América do Norte, também chamada de oxicoco. De coloração vermelha, é utilizada desde os tempos remotos pelos indígenas norte-americanos como parte da medicina local. Mas será que seus efeitos são verdadeiros?
A ciência foi atrás das respostas. A seguir, confira o que um estudo publicado no periódico Food Function, que avaliou os nutrientes e usos da frutinha no dia a dia das pessoas, revelou a respeito da sua eficácia.
Suco de cranberry x infecção urinária: efeito promissor
Durante a análise, a cranberry se mostrou um alimento funcional, rico em polifenóis, flavonoides e antocianinas, elementos similares aos de outras frutas vermelhas como o morango e o mirtilo.
Os pesquisadores ainda avaliaram que, de fato, a cranberry pode oferecer benefícios no combate às infecções urinárias, além de serem capazes de ajudar na saúde da microbiota intestinal.
Porém, ainda não há análises suficientes que comprovem o efeito do suco da cranberry, somente da fruta in natura. Por isso, vale ressaltar que mais estudos são necessários para determinar se os derivados do oxicoco também podem influenciar na saúde em geral.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.