fbpx

Conheça os nutrientes do morango e motivos para consumi-lo

Postado em 14 de agosto de 2020 | Autor: Redação Nutritotal

Além de saborosa, a fruta é importante para uma dieta equilibrada

Azedinho por natureza e versátil nas sobremesas, o morango combina com sorvetes, iogurtes e vitaminas. Mas a versão in natura também faz muito sucesso! E motivos não faltam para consumir essa fruta já que, além de saborosa, é rica em vitaminas e minerais. Os nutrientes do morango fazem do alimento um ingrediente importante para uma dieta equilibrada.

Para se ter uma ideia, um estudo de revisão da American Chemical Society apontou que a fruta é fonte de vários compostos bioativos que estão implicados em vários efeitos de promoção da saúde e prevenção de doenças.

Quer saber alguns desses benefícios? Confira a seguir:

Veja os nutrientes do morango e 4 benefícios da fruta

Essa frutinha pode contribuir com o bem-estar.

Morangos

Os morangos são ricos em vitaminas e polifenóis | Imagem: Freepik

Bom para o coração

Um estudo feito pela Royal Society of Chemistry indicou que o consumo regular de morangos pode estar associado a melhorias na saúde cardiovascular. Segundo os pesquisadores, os morangos são ricos em compostos polifenólicos, incluindo antocianinas e flavonoides, que induzem alterações positivas na saúde vascular.

É antioxidante e funcional

Um estudo de revisão publicado no Critical reviews in food science and nutrition apontou que o morango é um alimento funcional que pode oferecer vários benefícios de saúde preventivos e terapêuticos. Segundo o artigo, os morangos são uma rica fonte de vitaminas, em especial a vitamina C, além de ter uma grande capacidade antioxidante.

Reduz o estresse

Uma pesquisa feita pelo USDA Human Nutrition Research Center on Aging mostrou que o morango, em particular, pode ajudar a reduzir o estresse oxidativo e a sinalização pró-inflamatória no cérebro em camundongos. Ainda faltam pesquisas em humanos para avaliar seus efeitos, mas o estudo experimental ainda apontou que a fruta pode ajudar na melhora da mobilidade.

Ajuda na digestão

Um estudo feito pela American Society for Nutrition investigou como o consumo diário de morangos estaria relacionado com a saúde digestiva. Como resultado, eles descobriram que consumir a fruta com certa frequência trouxe benefícios à microbiota intestinal graças a seus nutrientes.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Sadia A. et al. Promising Health Benefits of the Strawberry: A Focus on Clinical Studies. American Chemical Society, 2016.

Roberta R. et al. Effects of short-term consumption of strawberry powder on select parameters of vascular health in adolescent males. Royal Society of Chemistry, 2020.

Arpita B. et al. Strawberry As a Functional Food: An Evidence-Based Review. Critical reviews in food science and nutrition, 2014.

The Effects of Strawberry Supplementation on Memory and Gait Among Over-weight Older Adults. USDA Human Nutrition Research Center on Aging, 2017.

Susanne H. California Strawberry Consumption Alters Gut Microbiome in Healthy Participants: A Pilot Study. American Society for Nutrition, 2020.

Leia também



Assine nossa newsletter: