Além de saborosa, a fruta é importante para uma dieta equilibrada
Azedinho por natureza e versátil nas sobremesas, o morango combina com sorvetes, iogurtes e vitaminas. Mas a versão in natura também faz muito sucesso! E motivos não faltam para consumir essa fruta já que, além de saborosa, é rica em vitaminas e minerais. Os nutrientes do morango fazem do alimento um ingrediente importante para uma dieta equilibrada.
Para se ter uma ideia, um estudo de revisão da American Chemical Society apontou que a fruta é fonte de vários compostos bioativos que estão implicados em vários efeitos de promoção da saúde e prevenção de doenças.
Quer saber alguns desses benefícios? Confira a seguir:
Conteúdo
Veja os nutrientes do morango e 4 benefícios da fruta
Essa frutinha pode contribuir com o bem-estar.
Bom para o coração
Um estudo feito pela Royal Society of Chemistry indicou que o consumo regular de morangos pode estar associado a melhorias na saúde cardiovascular. Segundo os pesquisadores, os morangos são ricos em compostos polifenólicos, incluindo antocianinas e flavonoides, que induzem alterações positivas na saúde vascular.
É antioxidante e funcional
Um estudo de revisão publicado no Critical reviews in food science and nutrition apontou que o morango é um alimento funcional que pode oferecer vários benefícios de saúde preventivos e terapêuticos. Segundo o artigo, os morangos são uma rica fonte de vitaminas, em especial a vitamina C, além de ter uma grande capacidade antioxidante.
Reduz o estresse
Uma pesquisa feita pelo USDA Human Nutrition Research Center on Aging mostrou que o morango, em particular, pode ajudar a reduzir o estresse oxidativo e a sinalização pró-inflamatória no cérebro em camundongos. Ainda faltam pesquisas em humanos para avaliar seus efeitos, mas o estudo experimental ainda apontou que a fruta pode ajudar na melhora da mobilidade.
Ajuda na digestão
Um estudo feito pela American Society for Nutrition investigou como o consumo diário de morangos estaria relacionado com a saúde digestiva. Como resultado, eles descobriram que consumir a fruta com certa frequência trouxe benefícios à microbiota intestinal graças a seus nutrientes.
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referências bibliográficas:
Sadia A. et al. Promising Health Benefits of the Strawberry: A Focus on Clinical Studies. American Chemical Society, 2016.
Roberta R. et al. Effects of short-term consumption of strawberry powder on select parameters of vascular health in adolescent males. Royal Society of Chemistry, 2020.
Arpita B. et al. Strawberry As a Functional Food: An Evidence-Based Review. Critical reviews in food science and nutrition, 2014.
The Effects of Strawberry Supplementation on Memory and Gait Among Over-weight Older Adults. USDA Human Nutrition Research Center on Aging, 2017.
Susanne H. California Strawberry Consumption Alters Gut Microbiome in Healthy Participants: A Pilot Study. American Society for Nutrition, 2020.