Ícone do site Nutritotal PRO

Dieta low carb aumenta tempo de gestação de mulheres obesas

Dieta low carb na gestação

Dieta low carb na gestação

As dietas low carb são comumente associadas à perda de peso, devido ao processo de cetogênese, no qual o organismo intensifica a lipólise (degradação de lipídeos) para obtenção de energia com o aumento de acetil-CoA. No público geral, para uma dieta ser cetogênica, é preciso que o consumo de carboidratos seja abaixo de 50 g/dia.

Em gestantes, no entanto, o processo é ainda mais intenso, não sendo necessário um consumo tão reduzido de carboidratos para que haja cetose. Estudos apresentam resultados obstétricos conflitantes sobre essa dieta, o que provoca um questionamento sobre a eficácia dela nesse período.

Para obter uma resposta mais concreta sobre a dieta low carb na gestação, uma pesquisa avaliou a ingestão diária de carboidratos absolutos (e não por porcentagem da dieta) por 380 gestantes obesas ou com sobrepeso que participavam de um estudo sobre diabetes gestacional, estando com 16 a 28 semanas de gravidez.

As gestantes que tinham um baixo consumo de carboidratos eram aquelas que consumiam cerca de 100 g por dia, enquanto as que tinham uma dieta padrão consumiam aproximadamente 183 g/dia.

Os desfechos obstétricos de gestantes com sobrepeso ou obesas demonstraram um aumento do tempo gestacional, cerca de 3 a 5 dias a mais, e um menor consumo de proteínas, gorduras e calorias em geral nas gestantes que consumiam uma dieta com baixo teor de carboidratos.

Esses resultados mostram que houve mudanças no ambiente metabólico materno que parecem convenientes para o feto manter-se ali por mais tempo. Outros estudos associam que um maior tempo de gestação influencia positivamente no desenvolvimento cognitivo das crianças.

No entanto, a pesquisa que trouxemos ressalta a necessidade de mais estudos para explorar com mais detalhes a relação encontrada e os efeitos a longo prazo na saúde do bebê.

 

Referência

Tanner, H.; Barrett, H.L.; Callaway, L.K.; Wilkinson, S.A.; Dekker Nitert, M. Consumption of a Low Carbohydrate Diet in Overweight or Obese Pregnant Women Is Associated with Longer Gestation of Pregnancy. Nutrients 2021, 13, 3511. https://doi.org/10.3390/nu13103511

Sair da versão mobile