fbpx


Dieta low carb aumenta tempo de gestação de mulheres obesas

Postado em 20 de outubro de 2021 | Autor: Aline Palialol | Tempo de leitura: 2 min

Outros estudos demonstraram resultados positivos no aumento do tempo gestacional

Dieta low carb na gestação

As dietas low carb são comumente associadas à perda de peso, devido ao processo de cetogênese, no qual o organismo intensifica a lipólise (degradação de lipídeos) para obtenção de energia com o aumento de acetil-CoA. No público geral, para uma dieta ser cetogênica, é preciso que o consumo de carboidratos seja abaixo de 50 g/dia.

Em gestantes, no entanto, o processo é ainda mais intenso, não sendo necessário um consumo tão reduzido de carboidratos para que haja cetose. Estudos apresentam resultados obstétricos conflitantes sobre essa dieta, o que provoca um questionamento sobre a eficácia dela nesse período.

Para obter uma resposta mais concreta sobre a dieta low carb na gestação, uma pesquisa avaliou a ingestão diária de carboidratos absolutos (e não por porcentagem da dieta) por 380 gestantes obesas ou com sobrepeso que participavam de um estudo sobre diabetes gestacional, estando com 16 a 28 semanas de gravidez.

As gestantes que tinham um baixo consumo de carboidratos eram aquelas que consumiam cerca de 100 g por dia, enquanto as que tinham uma dieta padrão consumiam aproximadamente 183 g/dia.

Os desfechos obstétricos de gestantes com sobrepeso ou obesas demonstraram um aumento do tempo gestacional, cerca de 3 a 5 dias a mais, e um menor consumo de proteínas, gorduras e calorias em geral nas gestantes que consumiam uma dieta com baixo teor de carboidratos.

Esses resultados mostram que houve mudanças no ambiente metabólico materno que parecem convenientes para o feto manter-se ali por mais tempo. Outros estudos associam que um maior tempo de gestação influencia positivamente no desenvolvimento cognitivo das crianças.

No entanto, a pesquisa que trouxemos ressalta a necessidade de mais estudos para explorar com mais detalhes a relação encontrada e os efeitos a longo prazo na saúde do bebê.

 

Referência

Tanner, H.; Barrett, H.L.; Callaway, L.K.; Wilkinson, S.A.; Dekker Nitert, M. Consumption of a Low Carbohydrate Diet in Overweight or Obese Pregnant Women Is Associated with Longer Gestation of Pregnancy. Nutrients 2021, 13, 3511. https://doi.org/10.3390/nu13103511

Cadastre-se e receba nossa newsletter