Nossas ações e atividades diárias impactam diretamente no meio ambiente e, consequentemente, na prevenção ou na ampliação dos ricos à saúde da nossa população. Por isso, devemos pensar em ações que reduzam o impacto provocado ao meio ambiente, e a alimentação tem um papel fundamental nisso.
Quando sugerimos aos pacientes comerem mais frutas, verduras e legumes, utilizar de maneira integral os alimentos em diferentes preparações, optar por alimentos in natura, ao invés de industrializados e reduzir o consumo de carne, estamos contribuindo não apenas para uma melhora na saúde dos pacientes, como também, uma redução na produção de lixo, maior porção de lixo orgânico a lixo não reciclável, menor emissão de gases de efeito estufa, entre outras contribuições.
Compreendendo o papel dos profissionais da saúde, a Frontiers, um jornal que permite o acesso livre ao conhecimento científico, desenvolveu um material que compila diversos estudos sobre o tema meio ambiente e saúde. Nesse material você terá acesso a artigos que falam sobre contaminações, doenças respiratórias, poluição e bioeconomia.