Ícone do site Nutritotal PRO

O que é um carotenóide?

Os carotenoides são uma família de compostos pigmentados, lipossolúveis, principalmente amarelos, alaranjados ou avermelhados, sintetizados apenas por plantas e microorganismos. São classificados de acordo com a presença de oxigênio em sua estrutura química, sendo xantofilas, que contém oxigênio, e carotenos, que não contém oxigênio. Os carotenos são os mais conhecidos e encontrados nos alimentos, destacando-se: alfacaroteno, licopeno, zeaxantina, luteína, betacaroteno e betacriptoxantina.

 

Como os carotenoides são absorvidos?

“Os carotenoides são liberados dos alimentos pela ação da mastigação, dos ácidos estomacais e das enzimas digestivas. E, pela característica lipossolúvel, são metabolizados e absorvidos de forma similar aos lipídeos, sendo solubilizados em micelas, absorvidos e armazenados nos quilomícrons, antes de serem transportados e distribuídos nos diferentes tecidos.

 

Como é a biodisponibilidade dos carotenoides?

Com relação a biodisponibilidade dos carotenoides nos alimentos, técnicas de preparo com temperaturas mais amenas favorecem a sua liberação e melhoram a absorção, por exemplo, a biodisponibilidade do licopeno é melhor no extrato de tomate do que no tomate in natura, porém altas temperaturas podem resultar em oxidação dos carotenoides. Consumo de gordura otimiza a absorção de carotenoides, enquanto que a utilização de fármacos inibidores do transporte de colesterol pode reduzir a absorção. O consumo de fibras reduz a biodisponibilidade de carotenoides, devido a formação de complexos com os sais biliares e captura desses compostos bioativos, que são, então, excretados.

 

Quais são as fontes alimentares dos carotenoides?

Eles são encontrados em alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes e verduras, sendo que quanto mais escura for a fruta ou a verdura, mais carotenoide ela tem. Vale lembrar que, apesar de ser caracterizado pelas cores amarelo, alaranjado ou avermelhado, os carotenoides também são encontrados em vegetais verde-escuros, por estarem associados a clorofila das plantas. A presença de carotenoides em alimentos de origem animal está associada a dieta do animal, por exemplo, o ovo pode conter zeaxantina apenas se a galinha que deu origem ao ovo tenha sido alimentada com milho, um alimento fonte desse carotenoide. As principais fontes de carotenoides são:

– Betacaroteno: brócolis, cenoura, couve, espinafre, tomate

– Betacriptoxantina: caqui, mamão papaia, pitanga, gema de ovo, pimenta

– Luteína e zeaxantina: couve, espinafre, chicória, pimenta, gema de ovo

– Licopeno: caqui, tomate, melancia, morango e pimenta

 

Quais são os benefícios dos caotenoides para saúde?

São observados benefícios associados a atividade pró-vitamina A e função antioxidante. Há cerca de 80 anos, o primeiro benefício identificado para esse composto bioativo foi a possibilidade de conversão de betacaroteno em retinol (vitamina A), estando associado a prevenção da deficiência dessa vitamina. Além disso, o consumo de carotenoides tem sido inversamente relacionado a incidência de DCV (principalmente associado ao consumo de betacaroteno e licopeno), câncer, catarata e degeneração macular relacionada com a idade (associado ao consumo de xantofilas, luteína e zeaxantina, que estão presentes na retina), diabetes, fotoproteção da pele, ativação do sistema imunológico (aumento da proliferação de linfócitos, produção de citocinas e imunoglobulinas) e possível relação com sistema nervoso.

Sair da versão mobile