A partir do 6º mês de vida, o leite materno deixa de ser a principal fonte alimentar do bebê e inicia-se a alimentação complementar (AC), para atender a demanda crescente de nutrientes, não mais suprida totalmente pelo leite materno. Veja também: Quando e como deve acontecer à introdução alimentar?
Para a fase de introdução alimentar, há diversos métodos que podem ser utilizados, como a introdução alimentar tradicional e o Baby-Led Weaning (BLW) ou desmame guiado pelo bebê, um método que tem se tornado cada vez mais popular.
Mas o que é BLW?
O BLW foi desenvolvido pela britânica Gill Rapley, que sugere que a partir do 6º mês os bebês têm capacidade de guiar a própria ingestão alimentar, sem o auxilio dos pais, defendo a oferta dos alimentos em pedaços, tiras ou bastões e incentivando os pais a confiarem na capacidade do seu bebê de se alto-alimentar.
A autora ainda defende o consumo de alimentos in natura e desmotiva o uso de papas e purês, comuns na introdução alimentar tradicional.
Além disso, profissionais da saúde destacam as inúmeras vantagem desse método como, o incentivo a alimentação saudável, desenvolvimento oral devido à mastigação, menor estresse e ansiedade do cuidador e o compartilhamento da refeição, uma vez que é defendido que a criança tenha a mesma refeição da família.
Entretanto, alguns pesquisadores também destacam desvantagens, associadas ao maior risco de asfixia, deficiência de nutrientes e déficit de crescimento, porém esses estudos são inconclusivos.
E como orientar os pais?
Aos pais que querem adotar ao método, algumas recomendações são necessárias para evitar a ansiedade e conduzir a introdução alimentar da melhor forma ao cuidador e a criança. Abaixo podemos ver as principais recomendações para a sua adoção:
Concluímos que apesar dos benefícios que o método proporciona, como profissionais da saúde devemos destacar que a introdução alimentar deve ser realizada de acordo com a realidade de cada família, respeitando a criança e suas limitações.
Referência
ARANTES, Ana Letícia Andries e et al. MÉTODO BABY-LED WEANING (BLW) NO CONTEXTO DA ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR: uma revisão. Revista Paulista de Pediatria, [S.L.], v. 36, n. 3, p. 353-363, 10 jul. 2018.
SCARPATTO, Camila Henz et al. Introdução alimentar convencional versus introdução alimentar com baby-led weaning (BLW): revisão da literatura. Clinical & Biomedical Research, [S.L.], v. 38, n. 3, p. 292-296, 2018. Tikinet Edicao Ltda. – EPP.
Método Baby Led Weaning (BLW) – evidências sobre a nova proposta de introdução da alimentação complementar para lactentes – Sociedade Mineira de Pediatria
Nutricionista. Especialista em Nutrição Enteral e Parenteral pela BRASPEN. Especialização em Fitoterapia pela Ganep. Especialização em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo. Coordenadora de projetos e inovação do Ganep Educação e Nutritotal