fbpx


O que é o método BLW e como orientá-lo na prática?

Postado em 14 de outubro de 2021 | Autor: Eduarda Rodrigues | Tempo de leitura: 3 min

O método de introdução alimentar traz mais autonomia à criança

O que é o método BLW e como orientá-lo na prática?

A partir do 6º mês de vida, o leite materno deixa de ser a principal fonte alimentar do bebê e inicia-se a alimentação complementar (AC), para atender a demanda crescente de nutrientes,  não mais suprida totalmente pelo leite materno.  Veja também: Quando e como deve acontecer à introdução alimentar?

Para a fase de introdução alimentar, há diversos métodos que podem ser utilizados, como a introdução alimentar tradicional e o Baby-Led Weaning (BLW) ou desmame guiado pelo bebê, um método que tem se tornado cada vez mais popular.

 

Mas o que é BLW?

O BLW foi desenvolvido pela britânica Gill Rapley, que sugere que a partir do 6º mês os bebês têm capacidade de guiar a própria ingestão alimentar, sem o auxilio dos pais, defendo a oferta dos alimentos em pedaços, tiras ou bastões e incentivando os pais a confiarem na capacidade do seu bebê de se alto-alimentar.

A autora ainda defende o consumo de alimentos in natura e desmotiva o uso de papas e purês, comuns na introdução alimentar tradicional.

Além disso, profissionais da saúde destacam as inúmeras vantagem desse método como, o incentivo a alimentação saudável, desenvolvimento oral devido à mastigação, menor estresse e ansiedade do cuidador e o compartilhamento da refeição, uma vez que é defendido que a criança tenha a mesma refeição da família.

Entretanto, alguns pesquisadores também destacam desvantagens, associadas ao maior risco de asfixia, deficiência de nutrientes e déficit de crescimento, porém esses estudos são inconclusivos.

 

E como orientar os pais?

Aos pais que querem adotar ao método, algumas recomendações são necessárias para evitar a ansiedade e conduzir a introdução alimentar da melhor forma ao cuidador e a criança. Abaixo podemos ver as principais recomendações para a sua adoção:

O que é o método BLW?

Concluímos que apesar dos benefícios que o método proporciona, como profissionais da saúde devemos destacar que a introdução alimentar deve ser realizada de acordo com a realidade de cada família, respeitando a criança e suas limitações.

 

Referência

ARANTES, Ana Letícia Andries e et al. MÉTODO BABY-LED WEANING (BLW) NO CONTEXTO DA ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR: uma revisão. Revista Paulista de Pediatria, [S.L.], v. 36, n. 3, p. 353-363, 10 jul. 2018.

SCARPATTO, Camila Henz et al. Introdução alimentar convencional versus introdução alimentar com baby-led weaning (BLW): revisão da literatura. Clinical & Biomedical Research, [S.L.], v. 38, n. 3, p. 292-296, 2018. Tikinet Edicao Ltda. – EPP.

Método Baby Led Weaning (BLW) – evidências sobre a nova proposta de introdução da alimentação complementar para lactentes – Sociedade Mineira de Pediatria

Leia também



Cadastre-se e receba nossa newsletter