Ícone do site Nutritotal Para todos

Adolescente que pula o café da manhã tem maior risco de obesidade, diz estudo

risco de obesidade
risco de obesidade

Um bom café da manhã pode ajudar a regular a quantidade de alimentos consumidos ao longo do dia | Imagem: Shutterstock

A adolescência é um estágio delicado de desenvolvimento do ser humano e tem grande influência nos comportamentos relacionados ao balanço energético e à alimentação na vida adulta. E o risco de obesidade entre os jovens pode ser iminente, em especial, para aqueles que pulam o café da manhã, segundo um estudo divulgado no periódico Science Reports.

A pesquisa avaliou se a duração do sono estaria ligada com a não realização do café da manhã com o desenvolvimento de obesidade total e abdominal em adolescentes entre 14 e 18 anos. Também foram avaliados os níveis de atividade física e os comportamentos sedentários dos voluntários.

E os resultados mostraram uma associação significativa entre pular o café da manhã e o risco para o desenvolvimento de obesidade, independentemente de o adolescente ter tido uma boa noite de sono anteriormente.

Veja também: Jantar tarde e pular o café da manhã pode aumentar o risco de infarto

A primeira refeição contra o risco de obesidade

Para a nutricionista Roberta Lara, o café da manhã equilibrado é uma refeição importante para manter o metabolismo ativo ao longo do dia, e deve ser realizado especialmente pelos adolescentes que demandam de maior energia.

“O consumo regular de café da manhã está associado a um melhor padrão alimentar e com maior ingestão de micronutrientes, por meio de frutas e sucos naturais”

A nutricionista diz ainda que a influência benéfica do consumo de café da manhã pode estar relacionada também com a diminuição nos marcadores de adiposidade no corpo, além de ser capaz de ajudar a regular a quantidade de alimentos consumidos ao longo do dia nas próximas refeições.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Sair da versão mobile