Ícone do site Nutritotal Para todos

Bebê que mama no peito come mais frutas e legumes na primeira infância

amamentação alimentação bebê
amamentação alimentação bebê

A ciência vem mostrando que a amamentação contribui com a alimentação do bebê mesmo posteriormente | Imagem: Freepik

Todas as mães e pais querem que o filho se alimente bem, consumindo vegetais e frutas ao longo da vida para que tenham um crescimento saudável. E esse processo, segundo um estudo publicado no periódico The Nutrition Society, pode começar desde a fase de amamentação.

Isso porque, de acordo com a pesquisa, a dieta da mãe durante o período de lactação e as práticas de amamentação podem estar relacionadas com a dieta infantil a partir dos seis anos de idade. Ou seja, segundo os pesquisadores, a exposição aos sabores por meio do leite materno, como os de frutas e legumes, pode promover o consumo de vegetais pela criança no futuro.

Realidade brasileira

Por esse motivo, é importante incentivar a amamentação de forma segura e saudável. O aleitamento materno no Brasil, por exemplo, teve um grande aumento na prevalência entre 1986 a 2006, de acordo com os dados populacionais.

Segundo a nutricionista Lenycia Neri, embora existam vários pontos determinantes ao sucesso do aleitamento materno, como fatores socioeconômicos e familiares, este período foi favorecido por várias ações governamentais na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

“Entretanto, após este período de 20 anos, a taxa de aleitamento materno estabilizou e até reduziu em algumas áreas do Brasil, o que indica que devemos propor novas estratégias para fortalecer o aleitamento materno, mantendo uma tendência crescente”, pondera a nutricionista.

Para ler mais posts sobre amamentação, clique aqui.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Sair da versão mobile