Quando se fala em ameixa, muita gente associa a fruta com a facilidade que ela oferece para soltar o intestino e melhorar a digestão. Por mais que essas vantagens realmente existam, os benefícios não são limitados apenas ao seu potencial laxativo.
Um estudo publicado pelo periódico Advances in Nutrition investigou o papel das ameixas secas na modulação das vias inflamatórias para melhorar a saúde óssea em mulheres que estavam no período pós-menopausa.
A pesquisa buscou entender como a alimentação poderia ser uma aliada na prevenção de doenças como a osteoporose, que pode atingir mais de 13 milhões de mulheres com mais de 50 anos até o ano de 2030.
Ameixa e a saúde dos ossos
Segundo os cientistas, foi comprovada uma relação entre o excesso de inflamações com o comprometimento da saúde óssea. Por isso, eles avaliaram o efeito das ameixas secas no combate ao estresse oxidativo e como ela era capaz de atuar diante de mediadores inflamatórios no esqueleto humano.
Como conclusão, as evidências do estudo mostraram que as ameixas secas são ricas em polifenóis e enzimas que podem atuar positivamente na melhora das vias inflamatórias e do sistema imunológico.
Mas vale ressaltar que ainda são necessárias mais pesquisas a respeito dos nutrientes presentes na fruta para a prevenção da osteoporose e outras doenças ósseas.
Como usar a ameixa em receitas?
A fruta seca é muito usada em doces feitos com coco, como o tradicional docinho de olho de sogra ou mesmo um saboroso manjar com calda. Mas, ela também pode ser consumida in natura, ou misturada com iogurtes e cereais.
Acompanhe o Nutritotal – Para Todos no Instagram e para mais dicas sobre nutrição no combate à osteoporose.
*Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.
Referência bibliográfica:
Janhavi J. et al. The Role of Prunes in Modulating Inflammatory Pathways to Improve Bone Health in Postmenopausal Women. Advances in Nutrition, 2022.