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Alimentos que ajudam o intestino: o que solta e o que prende?

Postado em 15 de julho de 2021 | Autor: Redação Nutritotal

Faça o teste para descobrir como a comida interfere no trânsito intestinal

Sabia que uma boa digestão começa pela boca? É verdade. Existem alimentos que ajudam o intestino a funcionar em dia, o que contribui para evitar mal-estar, proteger o órgão de doenças e ainda dar aquela forcinha para quem deseja perder peso.

Fazem parte dessa lista os alimentos ricos em fibras. Mas você sabe quais são eles? Para responder essa pergunta e entender quais alimentos soltam e quais prendem o intestino, montamos um teste baseado em estudos científicos. Para cada pergunta a seguir, clique sobre a alternativa que considerar correta e veja a resposta. Vamos começar?

Teste: você sabe quais alimentos ajudam o intestino a funcionar?

Ameixas e maçãs

Imagem: Freepik

1. Arroz branco

Prende o intestino. O arroz branco é o grão que teve seu farelo, casca e gérmen retirados, e, portanto, perde grande parte de suas fibras. Versões como a integral possuem uma maior quantidade de fibras, sendo mais indicadas para quem quer soltar o intestino. Vale ressaltar que o consumo de fibras precisa de um consumo adequado de água, visto que, sem a ingestão de líquidos durante o dia, as fibras podem contribuir para o atraso do trânsito intestinal.

2. Maçã com casca

Solta o intestino. A casca da maçã é rica em celulose e pectinas, tipos de fibras que são bem aproveitadas pelo organismo. Além dela, outras frutas como a goiaba branca, o kiwi e a mexerica também são ricas nesses tipos de fibras. Saiba mais clicando aqui.

3. Ovo

Prende o intestino. Por ser uma fonte de proteína animal, o ovo de galinha não pode ser considerado uma opção fibrosa na alimentação. Por isso, para aqueles que querem soltar o intestino, a dica é optar pelo consumo de ovos com uma salada de folhas, por exemplo.

4. Lentilha

Solta o intestino. A lentilha, assim como outras leguminosas como feijão, ervilha e grão-de-bico, é fonte de fibras e de flavonoides que auxiliam no trânsito intestinal, além de manter a saciedade por mais tempo. Vale ressaltar que o preparo de grãos deve ser acompanhado por um período de remolho para que seja possível eliminar os fitatos, substâncias antinutricionais presentes nos grãos e que não são digeridas pelas bactérias presentes no intestino, contribuindo para a redução da biodisponibilidade de alguns nutrientes e desconfortos intestinais promovidos por gases.

5. Ameixa

Solta o intestino. A ameixa é uma fruta rica em componentes que servem como facilitadores do trânsito intestinal e de uma microbiota saudável, sendo um alimento importante para quem tem prisão de ventre.

De forma geral, também é importante lembrar que os alimentos classificados como “prendem o intestino” não devem ser excluídos da dieta, e sim combinados com alimentos ricos em fibras e consumo adequado de água.

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Referências bibliográficas:

Su-Jin J. et al. Effects of rice-based and wheat-based diets on bowel movements in young Korean women with functional constipation. EJCN, 2020.

Athanasios K. et al. Effects of Commercial Apple Varieties on Human Gut Microbiota Composition and Metabolic Output Using an In Vitro Colonic Model. Nutrients, 2017.

Eating with a partial small bowel obstruction. St. Michael’s, 2019.

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