Ícone do site Nutritotal Para todos

Diabetes tipo 2: pular o café pode aumentar o risco da doença

diabetes tipo 2
diabetes tipo 2

A primeira refeição do dia é fundamental | Imagem: Shutterstock

Quando o despertador toca e mais um dia começa, qual é o seu ritual matinal? Caso você não tenha o costume de tomar o café da manhã, saiba que pode estar oferecendo sérios riscos à sua saúde. Ao menos é o que diz um estudo recém-publicado pelo The Journal of Nutrition, que indicou que a primeira refeição do dia, se não feita, está associada ao aumento no risco de desenvolvimento do diabetes tipo 2.

Durante a pesquisa, os cientistas avaliaram como o risco de diabetes tipo 2 aumentou a cada dia adicional sem café da manhã, sendo que o pico dessa associação está relacionado ao fato de não realizar a refeição por quatro a cinco dias seguidos na semana. Pular 4-5 cafés da manhã por semana está associado a um risco aumentado de desenvolver a doença em 55%.

A nutricionista Ana Carolina Vicedomini explica que a primeira refeição do dia tem um papel crítico no equilíbrio energético e na regulação da dieta.

“Pular o café da manhã também está associado a maior probabilidade de sobrepeso e obesidade, piora o perfil lipídico, e aumenta não só o risco do desenvolvimento de diabetes tipo 2 como também de síndrome metabólica”,
Ana Carolina Vicedomini, nutricionista

Vida mais leve

Se o motivo para você pular o café da manhã for falta de tempo ou de criatividade, é possível resolver. Ana Carolina diz que o café da manhã pode ser composto por alimentos fonte de carboidratos como os pães e cereais, que são fáceis de se encontrar e que irão auxiliar no fornecimento de energia que o corpo precisa após longo período em jejum. E tem até receita de pão de micro-ondas que você pode fazer rapidamente.

“Além disso, inclua na refeição matinal alimentos fonte de fibras, que pode ser proveniente de frutas; alimentos proteicos, para auxiliar na sensação de saciedade, como leites, queijos e ovos; e uma bebida energizante como café e chás”, salienta Ana Carolina.

E para afastar de vez o risco de desenvolver o diabetes tipo 2, a nutricionista recomenda seguir as diretrizes brasileiras e americanas, que priorizam o dever de se fazer uma dieta equilibrada em nutrientes, praticar atividade física regular e mudar estilo de vida com hábitos saudáveis.

 

Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.

Sair da versão mobile