Na tentativa de amenizar certos incômodos, o uso de medicamentos costuma ser a nossa primeira opção. Mas muitas vezes, especialmente quando falamos em prevenção de problemas de saúde, o caminho da feira pode ser mais útil que o da farmácia. Embora nenhum alimento substitua um tratamento de saúde, certos ingredientes podem ser grandes aliados contra diversos males. É o caso do gengibre. No post de hoje te contamos os benefícios do gengibre que já foram comprovados por estudos científicos, revelando que o consumo da raiz pode trazer mais vantagens do que você imagina!
Conteúdo
Mitos e verdades sobre os benefícios do gengibre
Gengibre tira o mau hálito
Verdade. Por mais que nem todo mundo goste do cheiro do gengibre, já foi comprovado pela ciência que ele pode estimular uma enzima na saliva capaz de decompor substâncias que causam um mau odor. Com isso, o alimento pode garantir um hálito fresco e saudável.
O alimento faz mal pro estômago
Mito. Na verdade, o efeito aparenta ser o contrário. O gengibre pode oferecer um efeito protetor no sistema gastrointestinal, principalmente em relação ao esvaziamento gástrico e à disritmia, atuando como um intensificador digestivo. Ele também é capaz de trazer alívio para dores na região estomacal.
Ele pode aliviar dores de garganta
Verdade. A explicação está na presença de uma substância chamada gengirol, que atua como anti-inflamatório, imunomodulador e bactericida.
É aliado no combate à obesidade
Parcialmente verdade. A raiz de gengibre pode auxiliar na regulação da microbiota intestinal, o que, por sua vez, pode resultar em mudanças no peso corporal e na inflamação de baixo grau. Mas, por outro lado, a quantidade que um ser humano pode ingerir de gengibre é pouca para obter tais benefícios de maneira mais acentuada.
Gostou de conhecer os benefícios do gengibre? Então clique aqui e aprenda a fazer uma receita de gengibre em conserva para inseri-lo na dieta. Aproveite e siga o Nutritotal Para Todos no Instagram e no Facebook, onde sempre falamos sobre as reais vantagens dos alimentos, sem fake news!
Este conteúdo não substitui a orientação de um especialista. Agende uma consulta com o nutricionista de sua confiança.